Oi! Então, eu já passei por esse desafio de incluir vídeos curtos nos Stories e vou compartilhar o que funcionou pra mim.
1. Planejamento do Conteúdo
Primeiro, eu sempre dou uma olhada no que quero comunicar. Pode ser um tutorial rápido, uma dica, ou até uma atualização sobre o meu negócio. O segredo é manter tudo bem focado. Eu já tentei fazer vídeos muito longos e acabei perdendo a atenção do público. Então, eu sugiro que os vídeos sejam entre 15 e 30 segundos, se possível. Isso ajuda a manter o ritmo.
2. Layout Vertical
Sobre o layout vertical, eu uso aplicativos como InShot ou Canva. Eles permitem que eu crie vídeos na proporção certa e, o melhor, posso adicionar texto, stickers e até música. Isso também mantém a coisa mais leve e interativa. Além disso, algum movimento no vídeo (como uma mudança de ângulo ou um zoom sutil) pode fazer toda a diferença para manter o impacto visual.
3. Chamadas para Ação (CTAs)
Uma coisa que realmente ajudou a engajar foi adicionar CTAs claros no final de cada vídeo. Seja uma pergunta, um convite para responder ou algo do tipo “arraste pra cima”, se estiver usando esse recurso. Eu costumava esquecer disso, e percebia que o engajamento caía.
4. Testar Diferentes Formatos
Eu também experimentei diferentes tipos de conteúdo. O que funcionou muito foi mostrar o “por trás das câmeras” do meu dia a dia. As pessoas adoram isso! Outra ideia que funcionou foi fazer vídeos de respostas a perguntas frequentes dos clientes. Fica mais pessoal e informativo.
5. Editar com Cuidado
Na edição, eu prestei muita atenção na clareza da mensagem. Para isso, escrevi legendas ou usei texto grande e claro, já que muitos assistem sem som. Em algumas vezes, eu testei vídeos sem som e com música de fundo. No final, a reação do público foi melhor quando eu mantive um tom equilibrado, sem sobrecarregar.
6. Analisar o Desempenho
Por último, eu analiso sempre as métricas depois de algumas postagens. Vejo quais vídeos tiveram mais visualizações e interações. Isso me ajuda a entender o que as pessoas realmente querem. Basear as próximas postagens no que já funcionou me deu mais segurança.
Em suma, manter a simplicidade e testar diferentes abordagens funcionou bem pra mim. Não espere resultados da noite pro dia, mas com o tempo, você vai encontrar a sua maneira de se comunicar melhor no Instagram. Boa sorte com os seus Stories!