Olha, eu passei por essa mesma dúvida e a verdade é que não é fácil, muito menos rápido.
Primeiro, entende que suas histórias têm valor. Pode parecer que são sem graça, mas, acredite, todo mundo tem algo único. Experiências que você viveu, mesmo as pequenas, podem ressoar com alguém. Começa compartilhando momentos que impactaram sua visão sobre o que você ensina. Como um erro que cometeu e que o ajudou a aprender algo importante.
Uma boa estratégia é usar suas histórias como um gancho. Você pode começar com uma experiência pessoal e, depois, conectar isso a uma dica prática. Por exemplo, “Quando eu comecei, fiz esse erro… e isso me ensinou a importância de…”. Assim, você não só conta sua história, mas também entrega conteúdo útil. Vi gente que começou a fazer isso e realmente viu o engajamento aumentar.
Porém, não é pra esperar resultados imediatos. Tem que ser persistente. Tente várias abordagens. Um dia você pode estar mais pessoal, no outro mais focado no educativo. E tem que estar preparado pra nem sempre dar certo. Às vezes a história não engaja como você esperava, e isso é normal. Também é muito fácil cair na armadilha de se deixar levar e acabar escrevendo uma autobiografia. O segredo é sempre voltar pro seu propósito: educar.
E o estilo é importante. O jeito que você fala, sua voz, isso faz a diferença. A autenticidade conta muito. Não tenha medo de ser vulnerável em algumas partes, mas equilibre. Testa, vê o que funciona pra você e pros seus seguidores.
Enfim, dá trabalho. Mas, se você persistir, pode se surpreender com como essas histórias podem afetar as pessoas. Um passo de cada vez.