Como integrar influenciadores em testes A/B de anúncios mensais?

Estou em busca de orientações sobre como integrar influenciadores em testes A/B de anúncios mensais no Instagram.

Considero que a inclusão de influenciadores pode adicionar uma camada interessante à análise, mas gostaria de entender quais seriam as melhores práticas para essa abordagem.

Quais métricas devo considerar ao avaliar o desempenho dos anúncios com influenciadores em comparação aos anúncios sem eles?

Além disso, existe um número ideal de influenciadores para incluir em cada teste? Agradeço antecipadamente pela ajuda.

Achei sua pergunta super relevante! No meu caso, já trabalhei com isso e vou compartilhar algumas coisas que funcionaram e outras que não deram tanto resultado.

Primeiro, sobre integrar influenciadores nos testes A/B: é essencial escolher influenciadores que se alinhem com a sua marca. Eu comecei selecionando influenciadores que já falavam do meu nicho e testei com diferentes tamanhos de seguidores – desde micro até alguns influencers maiores. O que percebi foi que os micro influenciadores tinham uma taxa de engajamento mais alta, o que resulta em melhores conversões, mesmo que o alcance fosse menor. Então, minha sugestão é balancear isso.

Quando você for realizar os testes, é fundamental ter um foco claro. Por exemplo, se você está testando uma peça de anúncio com e sem influenciador, mantenha os outros elementos iguais – como imagem, texto e call to action. Isso facilita a análise depois.

Quanto às métricas, eu sempre olho para o CPC (custo por clique), a taxa de conversão e o engajamento gerado. O engajamento, especialmente, pode te dizer se o influenciador fez a conexão certa com o público. Além disso, se possível, acompanhe o tráfego no site através de links únicos, para ver como o público está se comportando depois de clicar no anúncio.

Sobre o número ideal de influenciadores, eu diria que começar com 1 ou 2 por teste é uma boa ideia. Com o tempo, você pode escalar para incluir mais influenciadores, mas, de início, é melhor focar para tirar aprendizados claros. Assim, dependendo do que você descobre, você pode ajustar e incluir mais influenciadores em testes futuros, sempre revisando o que funcionou.

Uma coisa que não funcionou tão bem pra mim foi tentar testar muitos influenciadores ao mesmo tempo. Fica uma bagunça e é difícil atribuir o desempenho a um só. Portanto, menos é mais na fase inicial.

Por último, não tenha pressa. Análises profundas levam tempo. O importante é aprender com cada teste, ajustar sua estratégia e aprimorar com base nos dados que você coleta. Boa sorte!