Achei sua pergunta super relevante! No meu caso, já trabalhei com isso e vou compartilhar algumas coisas que funcionaram e outras que não deram tanto resultado.
Primeiro, sobre integrar influenciadores nos testes A/B: é essencial escolher influenciadores que se alinhem com a sua marca. Eu comecei selecionando influenciadores que já falavam do meu nicho e testei com diferentes tamanhos de seguidores – desde micro até alguns influencers maiores. O que percebi foi que os micro influenciadores tinham uma taxa de engajamento mais alta, o que resulta em melhores conversões, mesmo que o alcance fosse menor. Então, minha sugestão é balancear isso.
Quando você for realizar os testes, é fundamental ter um foco claro. Por exemplo, se você está testando uma peça de anúncio com e sem influenciador, mantenha os outros elementos iguais – como imagem, texto e call to action. Isso facilita a análise depois.
Quanto às métricas, eu sempre olho para o CPC (custo por clique), a taxa de conversão e o engajamento gerado. O engajamento, especialmente, pode te dizer se o influenciador fez a conexão certa com o público. Além disso, se possível, acompanhe o tráfego no site através de links únicos, para ver como o público está se comportando depois de clicar no anúncio.
Sobre o número ideal de influenciadores, eu diria que começar com 1 ou 2 por teste é uma boa ideia. Com o tempo, você pode escalar para incluir mais influenciadores, mas, de início, é melhor focar para tirar aprendizados claros. Assim, dependendo do que você descobre, você pode ajustar e incluir mais influenciadores em testes futuros, sempre revisando o que funcionou.
Uma coisa que não funcionou tão bem pra mim foi tentar testar muitos influenciadores ao mesmo tempo. Fica uma bagunça e é difícil atribuir o desempenho a um só. Portanto, menos é mais na fase inicial.
Por último, não tenha pressa. Análises profundas levam tempo. O importante é aprender com cada teste, ajustar sua estratégia e aprimorar com base nos dados que você coleta. Boa sorte!