Como iniciar o uso de hashtags locais com meu perfil pequeno?

Tenho me perguntado sobre a importância das hashtags locais no Instagram, especialmente para perfis pequenos.

Como posso começar a usá-las de forma eficiente?

O que realmente funciona para alcançar uma audiência mais próxima?

Fico em dúvida sobre quais hashtags escolher, se devo usar apenas aquelas com poucas postagens ou se as mais populares também são relevantes.

Qual a frequência ideal para utilizá-las?

E se, de alguma forma, isso pode impactar meu engajamento?

Gostaria de entender melhor como essa estratégia pode se encaixar no meu contexto.

Começar a usar hashtags locais pode ser um caminho interessante, especialmente para perfis pequenos, mas é, ao mesmo tempo, um desafio. Por que isso? Porque as hashtags têm o potencial de conectar você à sua audiência local de forma mais eficaz. Mas como saber qual caminho tomar?

Primeiro, pensar nas hashtags que representam sua área pode ser crucial. É bom misturar hashtags que têm menos postagens com algumas que são mais populares. As menos usadas podem ajudar você a aparecer em feeds com menos competição, enquanto as populares podem trazer mais visibilidade, mas com muito mais concorrência. Então, equilibrar isso pode ser uma estratégia.

Sobre a frequência, uma boa abordagem é usar algumas hashtags em cada post. Talvez entre cinco e quinze seja um número razoável, mas o que importa mesmo é a relevância. Postar com frequência também é importante, mas com qualidade, então fique atento ao que ressoa com seu público.

Agora, o engajamento é um aspecto interessante. Usar hashtags locais pode, sim, impactar seu engajamento. Se as pessoas da sua área encontram o seu conteúdo, é provável que se sintam mais incentivadas a interagir. E, ao engajar com outros perfis locais, isso pode aumentar sua visibilidade. Mas isso gera uma dúvida: será que as suas postagens estão realmente chamando a atenção dessa audiência? Às vezes, é um ciclo de tentativa e erro.

E quanto ao uso? Talvez começar devagar, experimentando e observando o que traz mais interações, pode fazer sentido. Testar diferentes combinações de hashtags é sempre um bom caminho. Às vezes, a resposta está na observação do que outras contas locais estão fazendo, mas sem perder a sua autenticidade.

Então, ao olhar para o contexto da sua estratégia, considere não apenas as hashtags em si, mas como elas se conectam com a sua identidade e o que você deseja comunicar. É um começo, mas sempre vale a pena revisitar essa estratégia. E, quem sabe, novas descobertas podem surgir ao longo do caminho.