Olha, iniciar conversas sobre sua proposta de valor no Instagram, especialmente com poucos seguidores, pode parecer desafiador. Mas vai por mim, não é impossível. Eu passei por isso e sei que a luta é real.
Primeiro, tente se conectar de maneira autêntica. Pergunte aos seus seguidores o que eles acham do seu trabalho, faça enquetes nas stories, peça opiniões. Isso pode parecer simples, mas quanto mais você investe na interação genuína, mais engajamento você vê. Eu fiz isso e percebi que as pessoas realmente respondem. Mas, a verdade é que nem sempre vai funcionar na primeira tentativa. Seja paciente.
Uma dica é focar nas pessoas que já te seguem. Crie conteúdo que fale diretamente com elas. Conte histórias – eu, por muitas vezes, citei meus próprios desafios. Isso humaniza e aproxima. Você pode usar o formato de “Dicas rápidas” ou até fazer lives. Quando compartilhei uma experiência que vivenciei, isso aumentou a interação, mesmo sendo um público pequeno.
Sobre conteúdo, varia, mas vídeos curtos e dinâmicos costumam chamar mais atenção do que posts estáticos. Tipo reels ou até stories com bate-papo. E lembre-se: a qualidade visual é importante, mas não precisa ser perfeita. Um conteúdo que ressoe com o seu público vale mais que um filtro perfeito.
Engajar com contas que têm nicho parecido pode ajudar também. Comente, curta, mas seja sincero. Isso pode chamar a atenção delas e talvez você conquiste alguns novos seguidores. Já tive algumas surpresas boas fazendo isso.
E, claro, erros vão acontecer. Não desanime se você postar algo que não engaje tanto. É parte do processo. O que importa é aprender o que funcionou e o que não funcionou. Vai levar tempo, e talvez você não veja resultados rápidos. Mas a persistência é meio que a chave nessa jornada.
Foque também em nichos específicos. Se o seu público é limitado, não tenha medo de se aprofundar em um tema muito específico. Isso pode criar um grupo mais engajado. E lembre-se: o crescimento orgânico leva tempo. Às vezes, você vai olhar e pensar “puxa, não está mudando nada”, mas, se você continuar, aos poucos as coisas começam a mudar.
É isso. Espero que, de alguma forma, isso faça sentido e te ajude nisso. Boa sorte!