Olha, eu sou bem fã de usar perguntas abertas no Instagram. Já tentei várias abordagens e às vezes é um pouco frustrante, porque nem sempre funciona como eu espero. Mas lá vai.
Primeiro, eu descobri que perguntas que envolvem opinião pessoal tendem a gerar mais interação. Por exemplo, ao invés de simplesmente perguntar “Você gosta desse produto?”, eu mudei para algo como “Qual a sua lembrança favorita relacionada a esse produto?” Isso parece mais autêntico, e o pessoal se sente à vontade para compartilhar. E quando as respostas vêm, é muito mais enriquecedor porque dá para perceber emoções e experiências, sabe?
Eu também tentei fazer perguntas conectadas aos posts que eu subo. Tipo, se eu postei uma foto de uma receita, fiz uma pergunta tipo “Qual ingrediente você nunca deixaria de usar na sua receita?” Isso ajuda a gerar conversa e conecta bem com o conteúdo visual. Eu percebi que quanto mais engajado eu tô com os comentários, mais as pessoas tendem a voltar e interagir novamente.
E ah, eu recomendo alternar as perguntas com outros tipos de conteúdo. Eu faço isso criando pequenos quizzes nas stories, ou usando enquetes sobre temas que eu sei que a galera gosta. Mas tem que tomar cuidado, porque se você só posta perguntas, pode parecer que você tá só atrás de respostas e não necessariamente conectado com a sua audiência. Algumas vezes, um conteúdo legal, com carinha boa, sem perguntas, é ótimo. O equilíbrio é difícil, mas vale a pena.
E um erro que cometi foi não ter paciência. Esperar as respostas não é fácil, mas quanto mais você responde e interage, mais eles se sentem à vontade, e isso vai criando uma comunidade. Depois de um tempo, eu percebi que as conversas fluem mais naturalmente e o engajamento aumenta.
No geral, eu diria para começar devagar, testar diferentes tipos de perguntas e observar o que a sua audiência responde melhor. Não é mágica, mas com persistência as coisas vão se encaixando.