Oi! Eu também passei por essa fase de achar tudo confuso e complicado, então espero que eu possa ajudar de alguma forma.
A segmentação geográfica realmente pode fazer uma diferença, especialmente para negócios locais como o seu. No meu caso, eu começo definindo bem a área onde quero que meus posts e anúncios sejam vistos. Isso geralmente envolve configurar o público-alvo no Facebook Ads em regiões específicas, tipo um raio em torno da minha loja. No começo, eu era muito vago—queria atingir pessoas em “toda a cidade”. Mas percebi que dividir por bairros ou até mesmo por interesses locais trouxe resultados melhores.
Outra coisa que funcionou pra mim foi fazer parcerias com influenciadores locais. Eu sabia que as pessoas naquela área confiavam mais em quem já estava por lá. Criei alguns posts com eles e, de repente, minha visibilidade aumentou. Mas, claro, não funcionou com todos. Tive algumas frustrações; alguns influenciadores não entregaram o que prometeram e, às vezes, o público deles não estava alinhado com o que eu oferecia.
Além disso, eu comecei a usar a geotag nas minhas postagens. Pode parecer só um detalhe, mas eu vi que ele ajuda a colocar meu negócio no mapa, literalmente. Sempre que postava algo novo, adicionava a localidade. Isso trazia pessoas que estavam “perdidas” nas redes, mas que eram da área.
No entanto, uma coisa importante que aprendi—e que ainda estou aprendendo—é que não dá pra esperar resultados imediatos. Aumentar o ROAS leva tempo e requer ajustes constantes. Eu, por exemplo, às vezes foco demais em locais que parecem promissores, mas depois percebo que a resposta não é tão boa quanto pensava.
Uma dica prática que tem funcionado é criar promoções específicas para certas áreas. Tipo, oferecer algo especial para quem está seguindo a página e mora próximo. Apostar no sentido de comunidade realmente faz diferença, mas também precisa ser feito com cuidado, para não parecer forçado.
E, claro, fico sempre tentando observar as métricas. No meu caso, eu monitoro as interações e a origem do tráfego. Assim, consigo ver de onde realmente vêm as pessoas que se interessam pelo que faço.
Enfim, não sou um expert ainda, mas essas experiências têm me ajudado a ajustar minha estratégia. A segmentação geográfica é uma ferramenta poderosa, mas precisa ser usada com um olhar atento e sempre aberto a aprender. Boa sorte e vamos compartilhando nossas descobertas!