Olha, eu também comecei do zero e já passei por muito nessa jornada. Usar depoimentos de clientes pode ser uma excelente maneira de converter seguidores em vendas, principalmente no WhatsApp. Vou compartilhar algumas coisas que funcionaram pra mim e outras que não deram tão certo.
Primeiro, sobre coletar depoimentos. Eu comecei pedindo feedback para os meus clientes logo após uma compra. Sei que é aquele momento em que eles estão empolgados, e quem sabe não se prontificam a dar um depoimento. Um truque que eu usei foi criar um formulário simples no Google Forms. Assim, consegui centralizar as respostas e, gente, é impressionante como algumas pessoas adoram compartilhar suas experiências!
Depois, quanto ao tipo de depoimento que funciona mais, percebi que os mais sinceros têm um impacto maior. Depoimentos que falam sobre como meu produto ou serviço realmente ajudou as pessoas funcionam muito melhor do que aqueles genéricos. Por exemplo, um cliente meu escreveu sobre como minha consultoria ajudou a aumentar a produtividade dele. Isso tocou outras pessoas que buscavam a mesma solução.
Na hora de postar, eu gosto de fazer um design simples com a foto do cliente (se eles autorizarem, claro) e o depoimento destacado. Postar isso nos Stories é ótimo, porque tem aquele aspecto mais informal e interativo. O que não deu certo foi usar apenas texto em posts comuns. As pessoas tendem a passar rapidamente. Quando coloquei mais cor e imagens atraentes, percebi que o engajamento aumentou.
Uma coisa que realmente funcionou foi adicionar uma chamada para ação, tipo “Quer saber como a [nome do cliente] melhorou seus resultados? Manda uma DM ou WhatsApp!” Assim, criei um link direto para uma conversa. É meio que uma ponte entre o depoimento e a conversão.
E uma dica que eu sempre dou: nos Stories, use caixas de perguntas ou enquetes para incentivar mais feedback. Às vezes, isso gera depoimentos de quem nem estava pensando em dar, mas depois se empolga e acaba fazendo.
É um processo, sabe? Demora um tempinho pra você começar a ver resultados. Não é uma fórmula mágica, mas quando você começa a brincar com os depoimentos de uma forma genuína e costumada, fica mais fácil. Boa sorte aí!