Oi, pessoal!
Estou enfrentando um desafio aqui e gostaria de ajuda. Como iniciantes no mundo dos anúncios pagos, eu e minha equipe temos tentado entender melhor como analisar a concorrência.
O que vocês acham que devemos observar? Quais métricas específicas valem a pena acompanhar?
A gente já está fazendo algumas coisas, mas sinto que poderia ser mais efetivo. Às vezes, me pergunto se estamos perdendo oportunidades.
Se alguém puder compartilhar dicas ou exemplos práticos sobre como vocês analisam seus concorrentes, seria incrível!
Valeu!
Quando comecei a trabalhar com anúncios pagos, uma das primeiras coisas que fiz foi analisar a concorrência. Aqui estão algumas métricas e estratégias que funcionaram para mim.
-
Identifique os principais concorrentes: Fiz uma lista dos negócios que atuam no mesmo nicho. Usei ferramentas como o SEMrush e o SimilarWeb para entender quem eram os principais jogadores.
-
Análise das campanhas: Observei os tipos de anúncios que eles estão rodando. Anotei os formatos (imagem, vídeo, carrossel) e as mensagens que eles usam. Notei que alguns concorrentes se destacavam com vídeos curtos, enquanto outros preferiam imagens estáticas. Isso me ajudou a moldar minha abordagem.
-
Métricas de engajamento: Analisei as interações nos anúncios deles. Verifiquei os comentários, compartilhamentos e curtidas para entender o que ressoava com o público. Isso me ajudou a entender o tom e a linguagem que poderiam funcionar no meu caso.
-
Análise de público: Tentei entender o público-alvo deles. Fui até os comentários dos anúncios e observei as perguntas e feedbacks. Informações sobre a demografia e interesses do público também ajudaram.
-
A/B Testing: Após coletar dados, implementei testes A/B em minha própria campanha, utilizando insights que adquiri. Testei diferentes mensagens e formatos de anúncios, ajustando conforme a resposta do público.
-
Custos e ROI: Embora não tenha acesso direto aos investimentos dos concorrentes, observei o valor dos produtos ou serviços que eles ofereciam e ajustei meu orçamento a partir disso. Depois, analisei o retorno sobre investimento nas campanhas que lançamos.
No início, eu focava muito no que os concorrentes estavam fazendo, mas com o tempo percebi que o importante é adaptar essas observações à minha própria estratégia. Não espere resultados imediatos; o aprendizado e o ajuste contínuo são fundamentais.