Olha, eu também passei por isso no começo, e posso dizer que iluminação é realmente um dos pontos mais complicados. No meu caso, eu comecei gravando com o que tinha: um celular simples e, claro, quase nenhuma luz adequada. Então, testei algumas coisas e acabou dando um certo resultado.
Primeiro, a luz natural é, sem dúvidas, uma aliada poderosa. Eu costumava gravar perto de janelas durante o dia. É claro que isso depende do clima, e ao longo das estações, a luz muda bastante. Mas quando eu consegui encontrar horários em que a luz entrava suave, o efeito era bem melhor. Isso me fez perceber que a luz da manhã ou do final da tarde é mais macia e não é tão dura quanto essa luz do meio do dia, bem intensa, que pode criar sombras bem incômodas.
Mas e quando o clima não ajuda e tá nublado? Aí eu também olhei para outras opções. Um dia, testei usar uma lâmpada de mesa que tinha em casa. Simples e barata, mas quando direcionada, ela iluminou meu rosto e deixou um tom bem interessante. O truque foi colocar a lâmpada um pouco na frente e ao lado – foi uma diferença só. Com isso, aprendi que o ângulo da luz faz toda a diferença. Só cuidado com as sombras! Às vezes, uma lâmpada pode deixar tudo meio sombrio. Aí você tem que se lembrar de encontrar um balanço.
Uma outra técnica que eu usei foi refletir a luz. Pegar uma cartolina branca ou até uma folha de papel e posicionar ao contrário da fonte de luz, fazendo um “rebote”. Pode parecer estranho, mas ajudou a suavizar as sombras e a luz atingira uma área maior.
Uma dica que vale para quem quer um resultado rápido é experimentar com diferentes fontes de luz, como abajures que você já tenha. A grande questão, para mim, era sempre o quão próximas as luzes estavam e a temperatura da luz. Lâmpadas mais quentes podem dar uma sensação mais aconchegante, enquanto luzes frias dão um tom mais clean.
Mas, claro, há dias em que parece que nada funciona. Eu gravava e tentava várias configurações, e, honestamente, várias vezes fiquei frustrado. Às vezes, você grava e vê que a imagem ficou estranha ou as cores não aparecem legais. Mas o importante é persistir e não se desanimar. Cada teste vai te ensinando um pouco mais sobre como a luz interage com seu espaço e com você.
Enfim, essas foram algumas das coisas que eu fiz. Cada pequena mudança, cada novo teste fez a diferença. E é um processo, vai levando tempo – mas vale a pena. Espero que isso te ajude a encontrar maneiras mais simples de lidar com a iluminação!