Como iniciante, como usar enquetes nos stories sem parecer forçado?

Oi, pessoal.

Eu sou iniciante no Instagram e tô tentando engajar mais com o público.

Queria saber como usar enquetes nos stories de uma forma que não pareça forçada ou artificiale.

Às vezes me dá um bloqueio. Tipo… não sei direito quais perguntas fazer.

E também tenho medo de que as pessoas não respondam, sabe?

Alguém tem dicas pra tornar isso mais natural? Como fazer perguntas que realmente gerem interação?

Agradeço!

Oi! Entendo bem essa sensação. Fui iniciante um tempo atrás, e usar enquetes nos stories foi um desafio para mim também. Não queria que parecesse uma coisa muito forçada, sabe?

Eu comecei com coisas bem simples e relacionadas ao meu dia a dia. Por exemplo, se eu estava pensando em algo que eu ia fazer, como lançar um novo produto, eu perguntava: “Qual cor vocês preferem para esse novo lançamento?” Isso envolveu a audiência na minha criação. E o legal é que, por ser algo mais pessoal, a interação veio naturalmente.

Outra estratégia que funcionou pra mim foi fazer perguntas que estimulassem a curiosidade. Por exemplo, eu perguntava coisas como: “Qual é o maior desafio que você enfrenta na sua rotina?” Esses tipos de perguntas geram mais engajamento, porque as pessoas têm vontade de compartilhar suas dificuldades. E mesmo que não sejam respostas diretas, é uma oportunidade de conhecer melhor o meu público.

O importante é ficar de olho em como é a reação. No começo, eu usava enquetes só de vez em quando, pra não parecer que estava sempre pedindo a opinião deles. E quando recebi respostas, eu realmente tentei interagir e agradecer a participação. Isso é fundamental pra criar uma conexão.

Já tentei enquetes mais elaboradas, mas percebi que, muitas vezes, quanto mais simples, melhor. O “Sim ou Não” funcionou pra mim. Ou uma escolha entre duas opções. Evitava ficar muito em cima de um tema ou produto, porque isso acaba soando como promoção disfarçada.