Como iniciante, como simplificar informações técnicas visualmente no Instagram?

Oi, pessoal.

Estou começando agora no Instagram. E, bom, percebo que muita gente fala sobre a importância de simplificar isso tudo. No entanto, quando olho para as postagens, parece tudo tão complicado.

Como posso transformar aquelas informações técnicas em algo que seja mais fácil de entender?

Quais dicas vocês teriam para usar imagens, gráficos ou qualquer outra coisa visual que ajude? Eu realmente quero conectar com meu público, mas fico perdida.

Sei que é um desafio, ainda mais sendo novato. Mas alguém já passou por algo assim?

Agradeço desde já!

Oi! Eu também estava exatamente onde você está, então posso compartilhar algumas coisas que me ajudaram.

Primeiro, eu descobri que usar imagens simples faz uma diferença enorme. Em vez de encher a tela com texto, eu comecei a usar gráficos, infográficos ou até mesmo fotos que representam a ideia. Por exemplo, se estou falando sobre algo técnico, uma imagem que mostra o resultado ou o processo ajuda mais do que mil palavras.

Outra coisa que funcionou foi criar carrosséis. Eu fazia um slide com uma ideia chave e seguia com slides que desmembravam essa ideia. Isso mantém o usuário rolando para ver mais e, ao mesmo tempo, não sobrecarrega a pessoa com tudo de uma vez. E vale muito a pena usar ferramentas como Canva. Eu fiz alguns designs bem básicos, com texto que não ultrapassasse cinco palavras por imagem — e isso deu muito certo!

E sim, eu aprendi que cores e fontes também fazem diferença. Usar cores que se destacam, mas não ofuscam, ajuda. As fontes precisam ser legíveis. Eu cometi o erro de usar fontes muito elaboradas no começo e ninguém conseguia ler, dá um certo desespero. Então, foco no visual claro e direto.