Oi! Eu também estava exatamente onde você está, então posso compartilhar algumas coisas que me ajudaram.
Primeiro, eu descobri que usar imagens simples faz uma diferença enorme. Em vez de encher a tela com texto, eu comecei a usar gráficos, infográficos ou até mesmo fotos que representam a ideia. Por exemplo, se estou falando sobre algo técnico, uma imagem que mostra o resultado ou o processo ajuda mais do que mil palavras.
Outra coisa que funcionou foi criar carrosséis. Eu fazia um slide com uma ideia chave e seguia com slides que desmembravam essa ideia. Isso mantém o usuário rolando para ver mais e, ao mesmo tempo, não sobrecarrega a pessoa com tudo de uma vez. E vale muito a pena usar ferramentas como Canva. Eu fiz alguns designs bem básicos, com texto que não ultrapassasse cinco palavras por imagem — e isso deu muito certo!
E sim, eu aprendi que cores e fontes também fazem diferença. Usar cores que se destacam, mas não ofuscam, ajuda. As fontes precisam ser legíveis. Eu cometi o erro de usar fontes muito elaboradas no começo e ninguém conseguia ler, dá um certo desespero. Então, foco no visual claro e direto.
Eu também tentei usar animações — mas, confesso, essas foram meio complicadas para mim no início. Um vídeo simples que mostra uma técnica ou um passo a passo pode ser muito educativo, mas exigiu mais prática e paciência da minha parte. Comecei a usar vídeos mais curtos, uns 15 segundos, só mostrando uma dica rápida.
Ah, e não esquece de contar histórias! Quando algo técnico tem um contexto — tipo um caso de sucesso ou um erro que cometi e como consertei — isso ajuda a desmistificar. As pessoas gostam de se relacionar e eu percebi que fazer perguntas nos stories fez um ótimo engajamento.
No começo, eu ficava tão presa em querer mostrar tudo que achava relevante que acabava tornando as coisas mais complicadas. O menos é mais, sabe? E, pela minha experiência, não tenha medo de experimentar diferentes formatos. Algumas coisas vão funcionar, outras não.
Enfim, leva tempo e paciência. Mas, se for pensando em simplificar e sempre se colocando no lugar do seu público, eu tenho certeza que você vai chegar lá. Boa sorte nessa jornada!