Storytelling é uma abordagem incrível, e eu, particularmente, tenho experimentado isso no meu perfil. O que eu percebi é que, no início, eu ficava tão preocupado em transmitir uma mensagem clara que acabava sendo muito técnico ou direto. Isso não ressoava; as pessoas não se conectavam como eu esperava.
Uma das primeiras coisas que ajudei a fazer foi encontrar um ponto de conexão emocional. Pensei: “O que me levou a começar este negócio?” Era quase como um diário, compartilhar pequenos momentos, conquistas e até fracassos. Isso trouxe humanidade ao meu conteúdo. Eu contei sobre uma vez em que um cliente estava insatisfeito, e como isso me ensinou a melhorar meu serviço. Essa vulnerabilidade parece criar um espaço onde o público se sente mais próximo e engajado.
Eu também tenho me esforçado para ser consistente com o estilo visual. Quando eu mudei as cores e a tipografia para refletir a “personalidade” das minhas histórias, percebi uma resposta melhor. Comecei a usar elementos visuais que complementavam a narrativa – uma foto de um cliente feliz, por exemplo, ficava ótima ao lado da história sobre como eu ajudei ele.
Sobre melhores práticas, eu tenho testado diferentes formatos. Às vezes, uma série de stories é mais eficaz, outra vezes uma postagem no feed funciona melhor. Algo que tem funcionado bem são as perguntas abertas no final de um story, como: “Você já passou por algo parecido?” Isso gera interação, e ao ver as respostas, eu me sinto mais conectado. Outra coisa que estou aprendendo é que a repetição de temas, mas em ângulos diferentes, ajuda a reforçar a mensagem. Isso não precisa ser maçante; na verdade, dá uma oportunidade de aprofundar mais a narrativa.
Além disso, quanto mais eu usava elementos de história – como heróis, desafios e soluções – mais sentia que minha audiência se envolvia. As pessoas adoram uma boa história, mas também precisam sentir que há algo no final, uma lição ou insight que vale a pena. Às vezes, me pergunto se estou focando demais na entrega e esquecendo de ouvir o que meu público realmente valoriza.
É um trabalho contínuo, e eu ainda estou ajustando isso diariamente. Mas, levando tudo em consideração, a chave parece ser autenticidade. Se você é genuíno na sua abordagem e procura se conectar, o resto flui naturalmente. Fico por aqui pensando: como posso sempre deixar um toque pessoal nas minhas narrativas? Essa é uma pergunta que costumo revisitar. Espero que isso ajude a iluminar algumas ideias para você também.