Eu entendo bem a sua frustração. Quando comecei no Instagram, sentia que estava em um mar de concorrência, e como eu poderia me destacar se nem sabia por onde realmente começar. Olhando para trás, algumas coisas funcionaram e outras, bem… nem tanto.
Primeiro, uma coisa que eu descobri é que a consistência realmente conta. No início, eu postava de forma irregular. Aí percebi que criar um calendário de conteúdo ajudou. Escolhi um dia da semana para, sei lá, compartilhar dicas e outro para histórias sobre a minha experiência. Isso não só me deu uma rotina, mas também fez com que as pessoas soubessem quando esperar algo novo de mim. E, convenhamos, quem não gosta de uma boa rotina?
Sobre mostrar autoridade, eu comecei a compartilhar conteúdo educativo. Isso pode ser desde infográficos até vídeos onde explico conceitos básicos do meu nicho. No meu caso, eu falava sobre, por exemplo, estratégias de marketing digital. O que funcionou foi ser bem honesto sobre o que eu sabia e, mais importante, o que ainda estava aprendendo. Mostrar vulnerabilidade deixou as pessoas mais conectadas; elas viam que eu estava em uma jornada, assim como elas.
Ainda assim, eu cometi alguns erros. Tentava ser um “expert” demais, usando jargões e tecnicalidades que só confundi os seguidores. A mudança veio quando comecei a simplificar a linguagem e a focar no valor real que estava entregando. A interação se multiplicou. E não subestime o poder das perguntas nas legendas. Eu costumava deixar poucas dúvidas abertas e percebi que isso diminuía o engajamento.
A construção de confiança é um jogo de paciência. Por mais que eu quisesse resultados rápidos, sempre levava um tempo. Uma prática que me ajudou foi os depoimentos. Depois de alguns projetos, eu pedi para os clientes que deixassem feedback. Compartilhar esses relatos em carrosséis fez uma diferença grande na percepção de credibilidade. As pessoas começaram a associar meu nome a resultados reais.
E quanto aos Stories, ah, eu quase não os usava no começo. Depois, comecei a mostrar um pouco do dia a dia: processos, desafios, até falhas. Isso humanizou minha imagem e trouxe um público mais engajado, que se sentia parte da minha jornada. E a interação direta, tirando dúvidas ou respondendo perguntas… um ato simples, mas com um impacto enorme.
Então, resumindo um pouco: consistência, conteúdo educativo de valor, linguagem acessível, depoimentos, e uma abertura sobre o que você ainda está aprendendo. Tudo isso pode te ajudar a construir sua imagem aos poucos, mas lembre-se, não espere que a autoridade vem da noite para o dia. Eu ainda estou no caminho, e sempre tem algo novo para aprender. Boa sorte!