Como iniciante, como posso identificar conteúdos com baixo engajamento?

Oi, pessoal!

Estou começando a me aventurar no Instagram e tenho uma dúvida.

Como posso identificar conteúdo que está com baixo engajamento?

Já postei algumas coisas, mas não sei se estou fazendo certo.

Quais dicas vocês têm para eu perceber isso e melhorar?

Valeu!

Oi! Entendo bem a sua preocupação. Quando eu comecei no Instagram, eu também me sentia perdido sobre o que funcionava e o que não funcionava. Vou compartilhar algumas coisas que aprendi ao longo do caminho.

Primeiro, olhar as métricas é essencial. Eu comecei a prestar mais atenção nas estatísticas do Instagram. As visualizações, curtidas e comentários são os primeiros indícios. Um post pode ter muitas visualizações, mas se as curtidas e comentários são bem baixos, é um sinal de que a interação tá fraca. Eu percebi que posts com conteúdo muito técnico ou imagens sem apelo visual não geravam muito engajamento. Às vezes, é sobre a conexão que a pessoa que segue você faz com a postagem.

Além disso, eu notei que o horário de postagem impacta bastante. Tentei postar em horários diferentes e vi que os engajamentos variavam. Tem dias, por exemplo, que em horários de pico, consegui mais interações do que em horários em que o pessoal estava, sei lá, ocupado com outras coisas. Não adianta muito ter um post bacana se as pessoas não estão online.

Outra coisa que me ajudou foi fazer perguntas nas legendas ou até mesmo nos stories. Eu percebi que, quando eu incentivava a interação, como pedir a opinião da galera ou criar enquetes, o engajamento subia. A pergunta que eu fazia nas minhas postagens era, muitas vezes, crucial. Em contrapartida, postagens sem uma call to action clara, aquelas que só entregam informação, acabam passando batido. Fui aprendendo que as pessoas adoram ser convidadas a participar.

Eu também prestei atenção no feedback. Algumas postagens geravam comentários super bacanas e outras nem mostravam a cara. Eu guardei esse feedback e comecei a repetir a fórmula que funcionava, enquanto tentava ajustar o que não estava legal. E não tenha medo de mudar. Testar diferentes estilos e temas. Um dia eu estava postando pequenos vídeos, e eles bombaram, enquanto fotos só deu desinteresse.

Por último, não esqueça de seguir outras contas similares à sua. Ver o que funciona para eles e o que não funciona pode ser uma inspiração. Assim que você olhar e analisar os dados, vai perceber que algumas coisas podem ser ajustadas. E, claro, paciência. Crescimento no Instagram não é do dia para a noite, leva tempo.

Espero que isso ajude! Boa sorte e continue testando!

Oi! Legal que você está se jogando no Instagram.

Identificar conteúdo com baixo engajamento é um processo. Você vai precisar olhar pra algumas métricas. Primeiro, analise as curtidas e comentários. Se você tem poucos likes em um post, isso pode ser um sinal. Mas não se esqueça que, às vezes, um post pode ter mais visualizações e menos interações e ainda assim ser valioso. Olhe também para o número de compartilhamentos e salvamentos. Se isso está em baixa, pode ser hora de repensar.

Outro ponto é o feedback direto. Pergunte para amigos ou seguidores o que eles gostariam de ver. Às vezes a gente acha que está arrasando, mas a verdade é outra.

Observe o horário em que você posta. Muitos iniciantes postam em horários que não são bons. A movimentação dos seguidores é importante. Experimente horários diferentes e veja qual funciona melhor.

Ah, e cuidado com a qualidade das imagens e a clareza do texto. Um conteúdo visualmente atrativo pode muitas vezes ajudar a chamar a atenção. Mas já vi muita gente focar apenas na estética e esquecer a mensagem, o que também dá errado.

Existem várias ferramentas que ajudam a analisar essas métricas, mas quanto mais você se familiariza com essas análises, mais fácil fica de perceber o que tá dando certo ou não. Tente não ficar muito preso apenas aos números. Às vezes é mais sobre conexão do que somente engajamento.

Mas tô falando tudo isso e vou ser honesto: não tem uma fórmula mágica. Crescer leva tempo e nem sempre os posts da melhor qualidade vão se tornar virais. Isso é normal.

Se atente aos erros comuns: não desanime, não poste muito conteúdo de uma vez só - isso pode enterrar sua audiência. E evite fazer muitos posts de vendas. O pessoal quer conexão, não só produtos.

Por fim, importe-se com a sua voz e autenticidade. Seu público vai sentir isso. O engajamento pode aumentar aos poucos, mas não tem como apressar as coisas. Boa sorte nessa jornada!