Como iniciante, como posso identificar conteúdos com baixo engajamento?

Oi, pessoal!

Estou começando a me aventurar no Instagram e tenho uma dúvida.

Como posso identificar conteúdo que está com baixo engajamento?

Já postei algumas coisas, mas não sei se estou fazendo certo.

Quais dicas vocês têm para eu perceber isso e melhorar?

Valeu!

Oi! Entendo bem a sua preocupação. Quando eu comecei no Instagram, eu também me sentia perdido sobre o que funcionava e o que não funcionava. Vou compartilhar algumas coisas que aprendi ao longo do caminho.

Primeiro, olhar as métricas é essencial. Eu comecei a prestar mais atenção nas estatísticas do Instagram. As visualizações, curtidas e comentários são os primeiros indícios. Um post pode ter muitas visualizações, mas se as curtidas e comentários são bem baixos, é um sinal de que a interação tá fraca. Eu percebi que posts com conteúdo muito técnico ou imagens sem apelo visual não geravam muito engajamento. Às vezes, é sobre a conexão que a pessoa que segue você faz com a postagem.

Além disso, eu notei que o horário de postagem impacta bastante. Tentei postar em horários diferentes e vi que os engajamentos variavam. Tem dias, por exemplo, que em horários de pico, consegui mais interações do que em horários em que o pessoal estava, sei lá, ocupado com outras coisas. Não adianta muito ter um post bacana se as pessoas não estão online.

Outra coisa que me ajudou foi fazer perguntas nas legendas ou até mesmo nos stories. Eu percebi que, quando eu incentivava a interação, como pedir a opinião da galera ou criar enquetes, o engajamento subia. A pergunta que eu fazia nas minhas postagens era, muitas vezes, crucial. Em contrapartida, postagens sem uma call to action clara, aquelas que só entregam informação, acabam passando batido. Fui aprendendo que as pessoas adoram ser convidadas a participar.