Oi, gente.
Estou começando a usar o Instagram pro meu negócio e, sinceramente, estou bem confuso.
As métricas do Instagram, tipo visualizações e curtidas, estão lá. Mas aí, quando olho em outras ferramentas, os números não batem. E não consigo entender por que.
Isso é normal? Já vi gente dizendo que as métricas podem ser diferentes, mas não sei se é só desculpa ou se tem fundamento.
Alguém pode me ajudar a entender melhor isso? Quais métricas devo realmente prestar atenção? E por que essas divergências acontecem?
Valeu!
Oi! Eu passei por isso e vou tentar te ajudar com a minha experiência.
Primeiro, é super normal essa confusão. No meu caso, eu também vi números diferentes tanto no próprio Instagram quanto em ferramentas de terceiros. O que acontece é que cada plataforma pode contar as métricas de um jeito diferente. Por exemplo, o Instagram pode contar visualizações de um jeito, enquanto uma ferramenta externa pode considerar apenas o engajamento ativo. Ou seja, isso gera essas discrepâncias.
Além disso, a janela de tempo para coleta de dados pode variar. Por exemplo, se você está usando uma ferramenta que considera postagens de um mês atrás e o Instagram que mostra dados só do último dia, isso pode criar uma diferença gritante. Eu acabei ajustando minha mentalidade sobre isso. Foi difícil no começo, mas percebi que o importante é entender a tendência geral ao invés de se apegar a números pontuais.
Entre as métricas, eu focaria em algumas que realmente fazem a diferença:
-
Engajamento Geral: Isso inclui comentários, compartilhamentos e salvamentos. Esse número é um indicador melhor de como as pessoas estão interagindo com o seu conteúdo.
-
Alcance e Impressões: O alcance te diz quantas contas únicas viram suas postagens, enquanto impressões mostram quantas vezes suas postagens foram vistas no total. Isso ajuda a entender se o conteúdo está atingindo novas pessoas.
-
Taxa de Crescimento de Seguidores: Olhar como seu número de seguidores muda ao longo do tempo pode te dar uma ideia se suas estratégias estão funcionando.
-
Cliques no Link: Se você está tentando direcionar tráfego para um site, essa métrica é crucial.
O que eu fiz também foi acompanhar as métricas de maneira consistente por um certo período. Por exemplo, avaliei meu desempenho mês a mês para ver tendências. Isso me ajudou a me concentrar em melhorar áreas específicas.
Por último, lembre-se de que as redes sociais estão sempre mudando. Então, um mês uma métrica pode parecer ótima e no outro pode não ser a mesma coisa. É parte do jogo!
Espero que isso ajude você a clarear um pouco as coisas! Qualquer coisa, é só perguntar!