Oi! Eu já estive nessa mesma situação, então vamos lá.
O que funcionou pra mim foi começar a interagir de forma mais direta com os seguidores. Às vezes, só responder comentários e mensagens pode fazer uma baita diferença. Eu testei responder na hora ou, se não pudesse, voltar depois e ser bem pessoal, tipo, lembrar de algo que a pessoa comentou antes. E isso gera uma conexão real.
Outra coisa que eu fiz foi fazer perguntas nas legendas. Em vez de só contar algo, eu perguntava: “E você, o que acha disso?” Ou “Qual a sua experiência com isso?”. Isso sempre trouxe engajamento e me ajudou a entender melhor o que eles realmente querem ver. E olha, não é só para buscar uma resposta rápida. O ponto é criar um diálogo, sabe?
Além disso, usar enquetes nos Stories foi uma sacada legal. Eu comecei com temas que eles estavam interessados e, muitas vezes, isso me deu ideias de conteúdo. Quando eles respondem, eles sentem que a opinião deles conta, e isso cria um laço. E pra ser sincero? Não precisa ser perfeito. Não precisa ter um texto elaborado. O que importa é que as pessoas sintam que estão falando com uma pessoa real, não com uma marca.
Uma abordagem que não funcionou muito foi tentar imitar outros perfis que admirava. Era tudo tão robotizado e eu não me sentia autêntico. O público sente isso. Então, eu me foquei em ser eu mesmo, mesmo que isso significasse algumas gafe aqui ou ali.
Falando em autenticidade, eu comecei a compartilhar pequenos “bastidores” do meu dia a dia. Pode ser um erro, pode ser um acerto, mas é a realidade. Isso humaniza a sua comunicação e mostra que você é gente como a gente. E dá um certo charme, não acha?
Por fim, mantenha tudo leve. Não se preocupe em ser sempre “informativo”. Às vezes, uma simples foto do café da manhã ou uma história engraçada pode criar uma conexão muito forte. Pode parecer banal, mas faz com que as pessoas se lembrem de você.
No geral, o mais importante é se sentir confortável na sua própria voz. E, com o tempo, isso vai fluindo. É um processo, não adianta ter pressa. Espero que ajude! Se precisar de mais alguma coisa, só avisar!