Como iniciante, como faço para segmentar meu público e fortalecer minha reputação?

Oi, pessoal!

Estou começando agora no Instagram e, sinceramente, não sei muito bem como segmentar meu público. Às vezes, parece que tô gritando no vazio. Quero que minha mensagem chegue, mas como sei quem é essa galera que pode se interessar pelo que eu faço?

Sei que o nicho é importante, mas como faço pra achar esse nicho? Devo olhar pra concorrência? Ou tem algum jeito de entender melhor meu público? Tipo, fazer uma pesquisa ou algo assim?

E sobre reputação… quero ser visto como alguém confiável. O que vocês sugerem? Postagens? Interagir mais? Como construo isso aos poucos?

E, sei lá, tem alguma dica de conteúdo que possa ajudar nesse processo?

Agradeço muito pela ajuda!

Oi! Vamos lá.

Para segmentar seu público, primeiro, pense em quem se interessaria pelo que você oferece. Pergunte-se: quem tem os problemas que meu produto ou serviço resolve? Isso já é um bom ponto de partida. Não esqueça de considerar idade, interesses e localização.

Analisar concorrentes pode ser útil. Veja quem eles seguem e como interagem. Mas não copie, só aprenda. Você pode até olhar os comentários deles. Isso pode te dar pistas sobre o que as pessoas estão buscando. E sim, fazer uma pequena pesquisa é uma boa ideia! Perguntas simples nas suas histórias podem ajudar a entender melhor a sua galera.

Sobre reputação, a consistência é a chave. Postagens regulares geram confiança. Fale sobre seu trabalho, mostre seu conhecimento, mas tenha cuidado com a forma. As pessoas gostam de autenticidade. Interagir é essencial. Responda comentários, faça perguntas. Mostrar que você está presente faz diferença.

E quanto ao conteúdo, comece com dicas, vídeos curtos explicativos, ou até enquetes. Isso engaja e atrai. Compartilhar histórias de clientes satisfeitos também ajuda. Exiba resultados, provas sociais. Isso faz seu público se sentir seguro.