Oi! Eu totalmente entendo o que você está passando. No começo, eu também fiquei meio tonto com tantas métricas. Então, deixa eu te contar o que funcionou pra mim.
Primeiro, você precisa focar nas métricas que realmente importam pro seu objetivo. Eu comecei prestando atenção no engajamento. Curtidas, comentários, salvamentos… essas coisas. Sabe, foi uma boa maneira de medir se meu conteúdo realmente ressoava com a galera. O alcance também é importante, mas não se empolgue muito com números grandes. Às vezes, uma postagem alcança muitas pessoas, mas se ninguém interage, não adianta muito.
Em seguida, eu foquei nas impressões. Elas mostram quantas vezes seu conteúdo foi exibido. Mas lembre-se, não é só sobre ser visto, é sobre ser lembrado. Tentar criar postagens que as pessoas queiram ver de novo, isso é o que faz a diferença.
Não me lembro de ter prestado muita atenção em métricas como cliques no perfil logo de cara. Primeiro, eu só queria entender como as pessoas estavam reagindo. Depois, mudei o foco para descobrir quem realmente estava curtindo minha vibe. Um público mais engajado é mais valioso que só números altos.
Uma coisa que eu não fiz no início, mas recomendo: crie uma planilha ou algo simples pra anotar essas métricas ao longo do tempo. Assim, você vai conseguir ver a evolução. Comece com uma frequência baixa, tipo uma vez por semana, e ajuste conforme precisar.
Outro erro que cometi foi tentar acompanhar tudo de uma vez. Isso me deixou confuso e desmotivado. Portanto, foque em duas ou três métricas que sejam mais relevantes pra você. Depois você amplia, se sentir que faz sentido.
Espero que isso ajude! Não é fácil no começo, mas com o tempo você vai pegar o jeito. Só é isso.