Olha, essa questão de equilibrar promoção e valor é um dilema que eu também já enfrentei. No começo, eu me sentia super ansioso para promover meu trabalho. Depois de um tempo, percebi que não era bem assim. Promover muito parecia forçado, e isso afastava as pessoas. Então, eu testei várias abordagens.
Uma coisa que funcionou pra mim foi criar uma regra. Eu tentava dividir meu conteúdo em um ratio. Tipo, 80% valor e 20% promoção. Isso me ajudou a ter uma visão clara do que postar. O que é valor pra mim? Dicas, tutoriais, posts educativos. Eu me concentrei em como meu conhecimento poderia ajudar as pessoas.
Claro, teve dias que eu superpromovi meus serviços e não vi engajamento algum. Olhei para isso e percebi que a promoção sozinha não tinha apelo sem contexto. Então, comecei a misturar. Como? Fazendo posts de valor e, lá no final, lembrando que meus serviços estão disponíveis pra quem quiser.
Por exemplo, fiz um post sobre uma dica que gerava resultados. No final, uma frase tipo “Se você precisar de ajuda nisso, eu estou aqui para te apoiar.” Não ficou tão puxado. As pessoas começaram a valorizar isso e a interação aumentou. O key é oferecer a informação primeiro.
E sim, eu já fiz posts que não ressoaram. Mas ao invés de me desanimar, eu olhava nos comentários. O que as pessoas queriam ouvir? Fui ajustando aos poucos. Uma coisa que notei: as perguntas que recebo em mensagens diretas sempre refletem o que a galera realmente quer. Use isso a seu favor!
No fim das contas, ajustar essa balança é um processo. Não é algo que acontece da noite pro dia. Continue ouvindo seu público e experimentando. Às vezes, uma abordagem mais leve na promoção funciona melhor com os seguidores. E lembre-se, errar faz parte do aprendizado. É isso, espero que ajude!