Olha, essa questão de alinhar a identidade visual aos valores é um verdadeiro desafio. No meu caso, eu comecei a me interessar por isso quando percebi que minha página não refletia quem eu realmente sou. A primeira coisa que eu fiz foi pensar sobre os valores que eu queria transmitir. Por exemplo, se você valoriza a sustentabilidade, é natural que você escolha cores e imagens que remetam à natureza, certo?
Eu testei usar uma paleta de cores específica, e isso realmente me ajudou a criar uma coesão visual. No começo, eu fiquei um pouco perdido com a escolha das cores, então busquei inspiração em outros perfis que admirava. O que funcionou para mim foi escolher três a cinco cores principais para usar sempre. Isso trouxe uma certa uniformidade. Mas, ah, se você é um pouco indeciso, cuidado com as transições de cores. Eu acabei mudando de paleta algumas vezes no início e a sensação era de que meu perfil estava bagunçado.
Quanto às fontes, eu notei que mantendo a simplicidade, tudo flui melhor. Eu comecei usando várias fontes diferentes e percebi que isso só deixava o visual confuso. No final, montei um template com uma ou duas fontes que realmente falavam a minha língua, algo que remetesse ao que eu fazia. E isso fez a diferença.
Estilos de imagem também são importantes. Eu, por exemplo, tentei várias abordagens, de fotos super polidas a imagens mais caseiras e autênticas. Fui percebendo que, para mim, o estilo autêntico trazia mais engajamento. Afinal, as pessoas se conectam com a real, não com algo excessivamente editado. Então, experimenta um pouco, pega feedback dos seus amigos ou seguidores e vê o que ressoa mais.
Agora, sobre o que evitar… Eu cometi o erro de tentar agradar todo mundo. Em um dos meus períodos de se perder, eu usei imagens que não tinham nada a ver com meus valores, só para ver se chamava a atenção. E, olha, só trouxe confusão. O que aprendi é que a autenticidade pesa mais do que qualquer número de curtidas.
Então, para resumir: comece definindo seus valores, escolha uma paleta de cores coerente, mantenha a simplicidade nas fontes, busque um estilo que ressoe com você e evite ser alguém que você não é. A construção da identidade visual é um trabalho contínuo. Não tenha pressa. Isso leva tempo, mas, eventualmente, as peças vão se encaixar.