Olá, pessoal!
Estou em busca de algumas dicas. Tenho um perfil no Instagram, não sou muito conhecido ainda. Tenho poucos seguidores e tô tentando entender como analisar minhas postagens passadas.
Postei muita coisa nos últimos meses, mas não tenho certeza do que funcionou e do que não deu certo. Algumas postagens tiveram mais curtidas. Outras, bem, nem tanto.
Quero saber: como posso fazer essa análise de forma efetiva? O que olhar especificamente? Curtidas, comentários, engajamento? Alguma ferramenta que ajude nisso?
E mais, vale a pena olhar o que outras contas que admiro estão fazendo? Fico meio perdido em como fazer isso… Porque no fundo, quero crescer, mas também não quero perder tempo analisando sem resultado.
Agradeço quem puder ajudar!
Olá!
Entendo perfeitamente a sua situação, já passei por momentos semelhantes quando comecei. Analisar postagens passadas é crucial para entender o que pode funcionar para você. Aqui estão algumas estratégias que utilizei e que podem te ajudar:
1. Identificação das Métricas
Primeiramente, foque nas principais métricas:
- Curtidas e Comentários: Eles são os indicadores imediatos de engajamento. Analise as postagens com mais interações e veja se há padrões no conteúdo ou no formato.
- Salvamentos e Compartilhamentos: Essa métrica é um sinal forte de que o conteúdo ressoou com seu público. Postagens que foram salvas são mais valiosas.
- Alcance e Impressões: Se você notar que algum conteúdo teve um alcance maior, isso pode indicar que ele foi promovido por engajamento, o que vale a pena replicar.
2. Análise do Conteúdo
Depois de identificar as métricas, observe o tipo de conteúdo:
- Tema: Que assuntos despertaram mais interesse? Roquei uma abordagem de nicho que rendeu bons resultados para mim.
- Formato: Os reels geralmente têm um engajamento maior. Eu apostei em diferentes formatos (imagens, carrosséis, vídeos) e vi que variações nos formatos podem trazer resultados distintos.
- Horários de Postagem: Experimente postar em horários diferentes. Eu notei que minha audiência estava mais ativa à noite.
3. Ferramentas de Análise
No meu caso, utilizei algumas ferramentas que realmente facilitaram a análise:
- Instagram Insights: Gratuito e já disponível na sua conta. Ele fornece dados valiosos para conta business.
- Later ou Hootsuite: Ajudam a programar postagens e também oferecem algumas métricas úteis que podem ajudar na análise.
4. Análise de Concorrentes
E, sim, observar outras contas que admiro pode ser muito útil. Veja o que elas estão postando e que tipo de engajamento estão recebendo. Anote as estratégias que funcionam para elas e veja como você pode adaptá-las ao seu estilo.
5. Teste e Aprenda
Por fim, nunca deixe de testar novos conteúdos e estratégias. O que funcionou para mim pode não servir exatamente para você, então it’s okay fazer várias tentativas.
Entendo que pode parecer um pouco trabalhoso, mas esse investimento em análise compensa a longo prazo. Vá com calma e observe o crescimento gradual. Boa sorte!