Como iniciante com perfil pequeno, onde coloco as hashtags?

Oi, pessoal!

Tenho um perfil pequeno no Instagram e tô tentando entender melhor sobre as hashtags. Já li algumas coisas, mas ainda tô confuso.

Onde exatamente é melhor colocar as hashtags? No final da legenda? Nos comentários? Ou tem outra estratégia que funciona melhor?

E, sinceramente, como eu posso escolher as melhores hashtags? Tipo, tem que ser muito específicas? Ou posso misturar?

Agradeço qualquer ajuda! Tô bem curioso pra saber isso.

Oi! Então, passando pela mesma bagunça que você, vou compartilhar o que me ajudou um pouco.

Primeiro, quanto a colocar as hashtags, já testei de tudo. Comecei colocando no final da legenda. Tipo, escrevi uma legenda super legal, e aí no final soltava as hashtags. No começo parecia funcionar, mas depois achei que poderia ser melhor. Aí resolvi tentar colocar nos comentários. No começo, achei que era meio gambiarra, mas, na real, o engajamento até aumentou.

A grande questão das hashtags, né, é que você quer alcançar novas pessoas, mas também tem que ser relevante. O que fiz foi criar grupos de hashtags. Então, misturei. Umas bem específicas, outras um pouco mais amplas. Mas sempre aquelas que estavam alinhadas com o que eu postava. Às vezes, jogava umas mais populares e outras bem nichadas. Isso fez com que alguns posts aparecessem pra mais gente, mesmo que só por um tempo.

Escolher hashtags pode ser meio frustrante. Tentei usar geradores de hashtags e, honestamente, não rolou muito bem pra mim. Prefiro me afastar das super populares porque a chance de ser visto no meio de tanta concorrência é menor. Então, fui buscando aquelas que estão na minha área, mas que não estão infestadas. Por exemplo, se você é fotógrafo, se joga em hashtags que têm a ver com seu estilo único, não fica somente no “fotografia” ou “instafoto”.

Acho que o mais importante é ser consistente. Eu ia testando e vendo o que trazia mais engajamento. Também fique de olho nas hashtags que seus concorrentes ou pessoas que você admira estão usando. Isso ajuda a ter uma ideia e, às vezes, surge uma ouro que ninguém notou.

No final, é tudo um teste, um conhecimento. Não tem uma fórmula mágica. É um pouco de ser paciente e corrigir o rumo, sabe? E boa sorte nessa jornada, porque Instagram pode ser realmente frustrante às vezes.

Oi! Então, essa questão das hashtags é realmente cheia de nuances. No meu caso, eu testei algumas abordagens diferentes, e vou compartilhar o que funcionou e o que não funcionou.

Primeiro, sobre onde colocar as hashtags: comecei colocando no final da legenda, mas percebi que, para mim, o engajamento não aumentou tanto. Depois, experimentei colocar as hashtags nos comentários. E, pasmem, achei que isso deixou minha legenda mais limpa e, curiosamente, algumas postagens pareceram ter uma performance melhor. Adorei a estética e, de fato, sinto que parece mais convidativo. Porém, ainda é uma questão de teste.

Agora, sobre a escolha das hashtags. Eu costumava usar apenas as mais populares, achando que isso iria aumentar meu alcance. Só que o que eu vi foi que o feed se enchia de postagens e ficava difícil de se destacar. Depois, comecei a misturar. Usei algumas hashtags mais específicas, que falam diretamente sobre o nicho que atuo, junto com algumas mais gerais. Isso ajudou! Então, um caminho que eu gostei foi manter um mix: hashtags amplas para alcançar mais pessoas e específicas para conectar com quem realmente se importa.

Eu também notei que tem a ver com a quantidade. Ultimamente, tenho focado em usar entre 8 e 12 hashtags, em vez do limite máximo. Parece que esse “menos é mais” funciona melhor pro meu perfil. E, claro, tem que acompanhar o que está rolando no seu nicho, porque as tendências mudam, né?

O que eu te diria é para testar as suas próprias combinações e ver o que rola. Essa jornada de aprendizado é cheia de experimentação. Se algo não funcionar, tudo bem, é só ajustar e continuar. Espero que isso ajude! Fico curioso para saber como você vai se sair com essas ideias!