Como iniciante com perfil pequeno, como interpretar insights do Instagram?

Estou começando no Instagram e tenho um perfil pequeno.

Gostaria de entender como interpretar os insights disponíveis na plataforma.

Quais métricas são mais relevantes para avaliar meu desempenho e como posso utilizá-las para melhorar meu conteúdo?

Agradeço por qualquer orientação prática.

Olha, eu também passei por essa dúvida no início, então entendo bem sua situação. Quando comecei a olhar os insights do Instagram, parecia tudo muito confuso. Mas algumas métricas realmente se destacaram pra mim.

Primeiro, a alcance e impressões são importantes. O alcance mostra quantas contas únicas visualizaram seu conteúdo, enquanto as impressões indicam quantas vezes seu post foi visto. Eu sempre ficava animado com o alcance, mas depois percebi que não era só isso. É ótimo ver que as pessoas estão vendo, mas, no final, quero que elas interajam.

Aí entra o próximo ponto: engajamento. Isso inclui curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Eu costumo analisar quais postagens geram mais engajamento. Agora, aqui está um pensamento: será que o conteúdo visual é mais importante pra você? Ou uma legenda mais envolvente que faça a conexão com as pessoas? Eu testei um pouco dos dois e percebi que, dependendo do tema, o engajamento muda.

Uma métrica que eu também considero é o tempo de visualização dos Stories. Isso me ajudou a entender que algumas enquetes ou perguntas geravam mais interação. Aí eu comecei a fazer mais perguntas nos Stories e isso fez uma diferença legal.

Outro aspecto que não deve ser ignorado são os seguidores novos e perdidos. Eu não focava tanto nisso, mas comecei a me perguntar: quem está realmente interessado na minha mensagem? Aí comecei a construir um conteúdo que refletisse mais essa conexão.