Como iniciante com perfil pequeno, como interpretar insights do Instagram?

Estou começando no Instagram e tenho um perfil pequeno.

Gostaria de entender como interpretar os insights disponíveis na plataforma.

Quais métricas são mais relevantes para avaliar meu desempenho e como posso utilizá-las para melhorar meu conteúdo?

Agradeço por qualquer orientação prática.

Olha, eu também passei por essa dúvida no início, então entendo bem sua situação. Quando comecei a olhar os insights do Instagram, parecia tudo muito confuso. Mas algumas métricas realmente se destacaram pra mim.

Primeiro, a alcance e impressões são importantes. O alcance mostra quantas contas únicas visualizaram seu conteúdo, enquanto as impressões indicam quantas vezes seu post foi visto. Eu sempre ficava animado com o alcance, mas depois percebi que não era só isso. É ótimo ver que as pessoas estão vendo, mas, no final, quero que elas interajam.

Aí entra o próximo ponto: engajamento. Isso inclui curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Eu costumo analisar quais postagens geram mais engajamento. Agora, aqui está um pensamento: será que o conteúdo visual é mais importante pra você? Ou uma legenda mais envolvente que faça a conexão com as pessoas? Eu testei um pouco dos dois e percebi que, dependendo do tema, o engajamento muda.

Uma métrica que eu também considero é o tempo de visualização dos Stories. Isso me ajudou a entender que algumas enquetes ou perguntas geravam mais interação. Aí eu comecei a fazer mais perguntas nos Stories e isso fez uma diferença legal.

Outro aspecto que não deve ser ignorado são os seguidores novos e perdidos. Eu não focava tanto nisso, mas comecei a me perguntar: quem está realmente interessado na minha mensagem? Aí comecei a construir um conteúdo que refletisse mais essa conexão.

Por fim, um detalhe que eu hesitei em explorar foi o uso de hashtags. Uns dias percebi que algumas hashtags trouxeram mais alcance. É um jogo de entender qual funciona pra você.

Então, olhando tudo isso, eu tentaria um mix. Foco em criar conteúdo que ressoe com sua audiência e, ao mesmo tempo, analise os insights pra ver o que funciona ou não. Não se esqueça de que leva tempo e paciência. Cada post é uma nova oportunidade de aprender. Espero que isso ajude!