Eu passei por algo parecido. Comecei a fazer perguntas para os meus seguidores. Tipo, “O que vocês querem ver mais por aqui?” ou “Qual tema vocês acham que eu deveria abordar?” A ideia era super legal, e eu realmente queria saber o que eles pensavam. Apliquei algumas sugestões, mas, no fim, não vi muita mudança no engajamento.
O que eu percebi é que só fazer perguntas não é suficiente. Tem que ser um bate-papo. Às vezes, eu pedia feedback, mas não dava uma resposta certa ou não mostrava que eu realmente entendi. Sou humano, errar faz parte, e eu achei que só usar a ideia deles ia resolver tudo. Acabava sendo só um “ouvir, mas não agir”…
Outra coisa que aconteceu foi que algumas sugestões não se alinhavam com a minha marca. Ou seja, eu segui alguns conselhos, mas não ficava autêntico. As pessoas notam quando você não está sendo verdadeiro. E algumas postagens que usei a ideia deles não refletiam meu estilo. Sabe, no fundo, cada escolha tem que refletir quem você é.
Um truque que funcionou foi fazer posts com histórias. Ao invés de só aplicar o feedback, eu contei um pouco mais sobre como funciona o meu processo ou história. Isso gerou mais interação. O pessoal começou a comentar mais, porque se sentiu parte do que eu faço. Quando eu compartilhei um pouco do por trás das câmeras, a resposta foi bem melhor.
Às vezes, também é questão de tempo. Pode levar um enquanto pra você ver uma mudança real, mesmo que esteja fazendo tudo direitinho. Então, considerar isso é crucial. Nunca desisti de mudar, porque já vi pequenas vitórias. E não precisa ser algo gigante. Uma interação aqui, um comentário ali, vai acumulando.
E quanto a usar o feedback - sim, eu acho válido. Mas testaria de forma mais gradual. Puxa uma ideia, vê como ela se porta. Se não rolar o que você esperava, avalia de novo. E o principal, no final das contas, mantenha sua identidade. O público gosta de autenticidade. Eles vão perceber se você estiver genuinamente tentando se conectar ou apenas seguindo um checklist.
Então, pra resumir, continue ouvindo, mas não tenha medo de ajustar o que vem de você. O que faz sentido pra sua marca e o que se alinha com o que você acredita e quer passar.