Essa questão das ilustrações realmente é intrigante, né? Eu também já passei por isso e, no meu caso, elas mudaram bastante a forma como as pessoas se conectam com o que ofereço. Às vezes, fico pensando se as imagens conseguem traduzir bem a mensagem ou se acabam gerando confusão.
No início, eu usava muito texto e percebia que as pessoas passavam batido. Foi quando comecei a testar algumas ilustrações que percebi uma mudança. É como se as imagens criassem um “gancho” que ajudava a prender a atenção por mais tempo. Acredito que, com o ritmo acelerado do Instagram, qualquer coisa que possa facilitar a compreensão é válida.
Mas nem tudo que eu usei funcionou. Descobri que as ilustrações precisam ser intuitivas. Algumas vezes, eu escolhi imagens que estavam mais relacionadas ao que eu achava que as pessoas gostariam de ver, mas, na verdade, isso acabou confundindo. Então, fica essa reflexão: as ilustrações precisam estar alinhadas à mensagem que quero passar, e não apenas serem “bonitinhas”.
Sobre contratar um designer ou fazer você mesmo, eu testei as duas opções. No começo, eu achava que poderia desenhar algumas coisas, mas percebi que, se não tivesse um bom domínio, o resultado não era tão eficaz. Investir em um designer fez diferença, especialmente porque eles têm uma visão mais profissional sobre o que funciona e o que não funciona.
Mas eu também não disse que é uma resposta definitiva. Tem momentos em que as minhas próprias ilustrações, mesmo que simples, trazem um toque de autenticidade que ressoa com o público. Talvez o ideal seja encontrar um equilíbrio entre o profissional e o pessoal, sabe?
Uma dica que funciona pra mim é testar. Criar um conteúdo usando tanto ilustrações quanto texto e depois acompanhar as interações. Assim, fica mais claro o que realmente toca as pessoas. O que eu vejo é que, às vezes, o mais importante é como tudo se conecta. As ilustrações estão lá para complementar e não para distrair.
Então, acho que vale a pena investir nesse espaço, mas com um olhar atento ao que realmente traz valor para a sua oferta. É um processo contínuo de aprendizado e adaptação. Vamos em frente, juntos nessa experimentação!