Como identificar se meu conteúdo técnico está afastando seguidores?

Oi, pessoal!

Estou com uma dúvida e gostaria de saber a opinião de vocês.

Eu administro um perfil onde compartilho conteúdo técnico da minha área, mas ando percebendo que a interação não tá lá essas coisas.

Queria entender como posso identificar se esse tipo de conteúdo tá afastando seguidores.

Tem algumas dicas ou sinais que devo ficar atento?

E como posso medir isso?

Se alguém já passou por isso, seria ótimo ouvir a experiência de vocês!

Agradeço desde já!

Eu passei por essa situação com meu perfil técnico. O primeiro passo foi analisar as métricas disponíveis. Usei o Instagram Insights para verificar a taxa de engajamento em diferentes tipos de postagens. Uma queda nas interações, como curtidas e comentários, pode indicar que o conteúdo não está ressoando bem com o público.

Além disso, notei que postagens mais técnicas, com jargões ou conteúdos complexos, geralmente apresentavam um desempenho ruim. Em comparação, conteúdo mais acessível e visual, como infográficos ou vídeos curtos, gerava mais engajamento. Os seguidores preferiam informações que pudessem ser consumidas rapidamente.

Os comentários e mensagens diretas também foram indicadores importantes. Receber perguntas ou pedidos de explicações sobre meus tópicos era um sinal de que as pessoas se sentiam perdidas. O feedback direto, mesmo que negativo, é valioso e pode orientar o que mudar.

Outra estratégia que testei foi diversificar o conteúdo. Comecei a incluir postagens com dicas práticas e cases de sucesso, que atraiam tanto os técnicos quanto os leigos. Isso resultou em um aumento gradual de engajamento.

Por fim, realizei enquetes e perguntas nas Stories para entender melhor o que meu público deseja ver. Isso me ajudou a ajustar meu conteúdo conforme as preferências deles.

Em resumo, fique atento às métricas de engajamento, analise o feedback, diversifique seu conteúdo e pergunte ao seu público. Esses foram os passos que me ajudaram a alinhar meu perfil com as expectativas dos seguidores.