Como identificar se meu algoritmo do Instagram não está funcionando?

Recentemente, tenho notado que o engajamento das minhas postagens no Instagram não corresponde ao número de seguidores que possuo. Acredito que isso possa estar relacionado ao algoritmo da plataforma.

Poderiam compartilhar dicas ou estratégias para identificar se estou enfrentando problemas com o algoritmo? Quais sinais ou métricas devo observar para entender se é o algoritmo que não está funcionando a meu favor, ou se a questão está nas minhas estratégias de conteúdo?

Agradeço antecipadamente pelas orientações.

Identificar problemas relacionados ao algoritmo do Instagram pode ser complicado, mas alguns sinais podem te ajudar a entender se o engajamento baixo é fruto do algoritmo ou das suas estratégias.

1. Métricas de Engajamento: Comece analisando as suas métricas. Se o número de curtidas, comentários e compartilhamentos caiu drasticamente em comparação com postagens anteriores, isso pode sinalizar que seu conteúdo não está alcançando as pessoas adequadas. O ideal é observar a média de engajamento ao longo do tempo.

2. Visualizações de Stories: Compare as visualizações de seus Stories. Se houver uma queda significativa, isso pode indicar que a audiência não está mais tão interessada ou que o algoritmo não está exibindo suas postagens para muitos.

3. Interação com Seguidores: Veja a interação dos seus seguidores. Se você percebe que os mesmos usuários estão sempre interagindo e novos seguidores não estão engajando, há um problema com a descoberta do seu conteúdo.

4. Análise de Insights: Utilize a ferramenta de Insights do Instagram. Isso permite ver quais tipos de postagens geram mais engajamento. Se é uma diferença grande entre conteúdos, pode ser hora de ajustar sua estratégia.

5. Sazonalidade e Tendências: Esteja ciente de que flutuações no engajamento podem ocorrer devido a sazonalidade ou mudanças nas tendências gerais do Instagram. Considere o contexto.

6. Erros Comuns: Um erro frequente é não variar o tipo de conteúdo. Postar sempre o mesmo estilo pode fazer com que a audiência perca o interesse. Além disso, não usar hashtags relevantes pode limitar o alcance da postagem.

7. Frequência de Postagens: Se você diminuiu a frequência de postagens, isso pode impactar o engajamento. O algoritmo tende a favorecer contas que postam regularmente.

8. Feedback dos Seguidores: Considerar fazer enquetes ou buscar feedback diretamente dos seus seguidores pode fornecer insights sobre o que eles querem ver.

Se, após analisar esses pontos, você perceber que o problema persiste, pode ser hora de revisar sua estratégia de conteúdo com foco em diversificação e interação. Crescer no Instagram demanda tempo e adaptação; tenha paciência e testez novas abordagens.

Olha, essa é uma questão bem comum e, na verdade, já passei por isso várias vezes. É frustrante, né? Às vezes, a gente acha que o algoritmo tá contra a gente, mas pode estar mais relacionado à nossa estratégia de conteúdo.

Primeiro, observe a interação nas suas postagens. Se o número de likes e comentários tá muito baixo em comparação com o total de seguidores, é um sinal. Eu sempre olho pra isso. Um post que antigamente pegava cem likes agora mal chega a trinta, é possível que o algoritmo não esteja entregando seu conteúdo pra todo mundo.

Outra coisa que eu testei foi variar o tipo de conteúdo. Posto muito mais vídeos e stories agora. Com isso, percebi que os vídeos têm um engajamento diferente. Se você ainda tá focando só em imagens, talvez seja uma boa experimentar. E o que eu notei: stories que mostram um pouco do dia a dia ou bastidores funcionam melhor.

Fique de olho nos horários de postagem. Você pode perceber que em certos dias seus posts performam muito melhor. Eu peguei essa dica de um grupo de empreendedores e realmente fez diferença. Mudei a hora e passei a postar nos horários de pico.

E não dá pra esquecer das métricas. Veja o alcance e impressões. Se as suas impressões caíram drasticamente, é um sinal. Eu, por exemplo, costumo usar o Insights para comparar posts. Se um performa muito abaixo da média, é hora de repensar a abordagem.

Enfim, tenta fazer testes. Pode ser o algoritmo? Pode. Mas pode ser também que o conteúdo só não esteja agradando. O importante é ir experimentando e anotando o que funciona e o que não funciona. Não é fácil, mas é um processo que ajuda a entender melhor o que rola na plataforma. Boa sorte!