Oi! Essa é uma pergunta interessante e, honestamente, um pouco complexa, mas eu vou compartilhar o que funcionou pra mim, mesmo que não tenha sido uma fórmula mágica.
No meu caso, comecei analisando contas similares à minha. Dediquei um tempo para ver quais palavras eles usavam, especialmente nas legendas e hashtags. É engraçado, porque eu achava que precisava reinventar a roda, mas percebi que as respostas estavam ali.
Depois disso, eu usei ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave. Uma que achei útil foi o Google Trends, por incrível que pareça. Eu digitava termos relacionados ao meu nicho e via o que estava em alta. Às vezes, é surpreendente como certas palavras estão em alta em momentos específicos.
Outra estratégia foi explorar o recurso de pesquisa do Instagram. Eu seguia algumas hashtags e via o que estava sendo destacado. Era quase como um exercício de observação, tentando identificar padrões. O que pareceu relevante em uma semana não foi necessariamente a coisa mais quente depois de um mês, mas deu pra ter um panorama.
Uma coisa que não funcionou foi depender exclusivamente de sugestões automáticas de hashtags que algumas ferramentas oferecem. Muitas vezes, eram muito amplas e acabavam não conectando com meu público. Ao invés disso, focar em palavras que realmente ressoavam com o que eu fazia foi mais eficaz.
E, claro, a prática é fundamental. Depois de experimentar algumas palavras, eu testava, via qual gerava mais engajamento e fazia ajustes. É um processo contínuo, e eu ainda não cheguei ao “perfeito”, mas ao menos tenho uma base mais sólida.
Em resumo, eu diria pra ir atrás de referências, usar ferramentas disponíveis, observar e ajustar. Uma semana pode ser um bom começo, mas é mesmo a persistência que vai afinar sua busca. Espero que ajude!