Cara, essa é uma pergunta realmente importante e eu passei um bom tempo tentando entender tudo isso. Primeiro, identifiquei que o engajamento não é só sobre likes, mas também sobre comentários e compartilhamentos. Então, eu comecei a monitorar essas métricas. No meu caso, usei o Instagram Insights. Aquela aba que te mostra tudo. Olhava a quantidade de visualizações e interações.
Recentemente, reparei que meu público interagia mais em posts feitos no final da tarde, especialmente entre 17h e 19h, durante a semana. Tipo, é um momento em que as pessoas estão finalizando o dia e, talvez, relaxando um pouco. Eu fiz alguns testes, postando em diferentes horários e foi interessante ver as variações. Algumas vezes postei de manhã e o povo quase não reagia. Muito curiosa essa dinâmica.
Sobre o aquecimento do público, eu costumava fazer stories interativos — enquetes, perguntas, aquelas caixinhas de “pergunte-me algo”. Isso ajudou a criar uma conexão. A coisa é, a interação imediata gera mais engajamento. Percebi que quando eu faço isso, os posts seguintes têm um desempenho melhor. É como se as pessoas se sentissem mais envolvidas.
Além disso, a frequência dos posts é algo que eu fui ajustando. Antes eu postava todo dia, mas isso acabou saturando as pessoas. O ideal pra mim foi encontrar uma cadência mais leve, tipo três vezes na semana. Sem pressa, sabe?
Momentos específicos, já ouvi falar de datas comemorativas e eventos sazonais que ajudam, mas eu acho que varia muito de acordo com o nicho. No meu, por exemplo, datas festivas dão um empurrãozinho, mas não são tudo. A autenticidade é chave.
E, claro, o feedback. Sempre que eu percebia um post que não deu certo, ficava pensando “por que isso não funcionou?”. Isso me ajudou a ajustar meu tom, minha estética. No final, é tudo uma questão de ir ajustando e observando o que funciona. Eu diria que o mais importante é ser persistente e estar atento às reações do público, sem pressa de resultados imediatos.