Estou enfrentando dificuldades em entender como posso identificar e utilizar o feedback dos meus clientes para aprimorar a narrativa da minha marca no Instagram.
Recentemente, venho recebendo algumas respostas variadas sobre o conteúdo que tenho publicado, mas não sei ao certo como transformar essas opiniões em estratégias efetivas de storytelling.
Quais métodos eu poderia utilizar para coletar esse feedback de forma eficaz? Além disso, como posso integrá-lo em minha abordagem, de modo a tornar minhas postagens mais relevantes e envolventes?
Agradeço qualquer orientação que vocês possam oferecer.
Eu também passei por isso, então entendo sua frustração. Identificar e usar o feedback dos clientes pode ser um desafio, mas com algumas estratégias, dá pra melhorar muito seu storytelling.
Coletando feedback:
-
Enquetes e Caixas de Perguntas: Comecei a usar bastante as enquetes nos Stories e caixas de perguntas para entender o que a audiência estava pensando. É uma maneira direta de saber o que as pessoas gostam ou não. No meu caso, perguntar sobre temas de interesse ou tipos de postagens que prefeririam funcionou legal.
-
Comentários e Mensagens Diretas: Fiquei mais atento ao que as pessoas comentavam nas postagens e também às mensagens que recebia. Às vezes, um comentário simples carrega um baita insight que pode ser explorado.
-
Feedback em Postagens Antigas: Eu analisei as postagens que tiveram mais engajamento no passado. Quando as pessoas comentam positivamente sobre algo, eu aproveito e crio conteúdo similar. Isso já me ajudou a encontrar a veia do que meus seguidores realmente querem.
Integrando o feedback:
-
Ajustar a Narrativa: Depois de coletar as opiniões, eu tentei ajustar minha narrativa. Por exemplo, se você perceber que seus seguidores adoram saber mais sobre o dia a dia da sua marca, comece a contar essas histórias nas postagens.
-
Testar Variações: Em vez de aplicar tudo de uma vez, comecei a testar variações nas postagens. Por exemplo, peguei um tema que teve feedback positivo e criei diferentes formatos, como vídeos, carrosséis e imagens. Isso ajudou a entender qual formato engajava mais.
-
Reforçar Identidade e Valores: Quando recebi feedback de que as pessoas se conectavam com os valores da minha marca, passei a enfatizar mais isso nas postagens. Compartilhar histórias que refletem esses valores realmente conectou melhor com o público.
O que não funcionou:
No início, eu achava que precisava mudar tudo de acordo com cada feedback, e isso me deixou confuso e inconsistente. Aprendi que é melhor pegar uma ou duas ideias por vez e ver como elas encaixam na história que eu quero contar. Não é sobre agradar a todos, mas entender o que ressoa com a maioria.
No fim das contas, levar em conta o feedback é um processo contínuo. Eu sempre estou buscando o que meus clientes acham interessante e me adaptando aos poucos. Pode demorar um pouco, mas esse ajuste gradual faz a diferença!