Como fazer um carrossel no Canva que engaje meu público?

Oi, pessoal!

Estou querendo saber como criar um carrossel no Canva que realmente engaje meu público.

Se alguém puder compartilhar algumas dicas práticas, eu agradeço!

Tipo, quais elementos vocês acham que são essenciais? E também, como posso usar cores e fontes de forma que chamem a atenção?

Valeu!

Oi! Então, criar um carrossel no Canva pode ser uma ótima estratégia, mas não é só sair fazendo.

Primeiro, foque na ideia. Um tema claro e apelativo faz toda a diferença. Tente contar uma história. Se o conteúdo não é relevante ou útil, as chances de engajamento caem.

Sobre os elementos, use imagens de boa qualidade. Não esqueça de incluir chamadas para ação, como perguntas ou convites. Isso instiga interação. E sim, as cores importam muito. Escolha uma paleta que se alinhe à sua marca, mas que também tenha contraste. Não exagere!

Fontes são um ponto delicado. Use no máximo duas; muitas podem confundir. Aposte em fontes legíveis e que combinem entre si. Pense na hierarquia de informações: o importante deve se destacar.

Uma coisa comum é tentar ser perfeito logo de cara e esquecer que é um processo. Dê tempo pros posts começarem a engajar. E fique de olho nas métricas depois. O que funcionou? O que não fez? Essa análise é fundamental.

Ah, e testar sempre é bom! Variações nos formatos ajudam a entender o que o seu público realmente gosta. Mas não espere resultados rápidos.

Siga em frente e boa sorte!

Oi! Então, vou te passar algumas coisas que funcionaram pra mim na criação de carrosséis no Canva.

Primeiro, eu comecei experimentando com a estrutura. É legal ter um hook, tipo uma frase que chama a atenção logo de cara. Não preciso dizer que as primeiras impressões contam, né? Coloquei uma pergunta ou uma afirmação impactante na primeira imagem e isso realmente fez as pessoas pararem pra olhar. Outros carrosséis que fiz, com imagens mais genéricas, não geraram tanto engajamento.

Quanto às cores, eu usei uma paleta que tivesse bom contraste, mas não exagerado. Uma vez, fiz um carrossel todo em tons pastéis e ficou super apagado. Tente usar cores que se completem, mas pense que elas também precisam chamar a atenção. Uma coisa que dá certo é ter uma cor de destaque. No meu caso, um tom de laranja funcionou bem.

Falando de fontes, evitei usar muitas. Mantenha pelo menos duas, uma pro título e outra pro corpo do texto, mas nada de mais. O que realmente chamou a atenção foram aquelas fontes com personalidade, mas legíveis. Tente não sobrecarregar as imagens. Foi um erro que cometi várias vezes. O texto muito pequeno ou muitas informações na mesma tela só confundem a galera.

Outra dica é usar todos os espaços que você tem. Eu testei deixá-los um pouco mais “abertos”, mas as respostas não foram boas. O que realmente engajou foi ter imagens que se conectassem visualmente. As ilustrações ou fotos relevantes atraem mais visualizações.

Por último, eu foquei em storytelling. Cada slide conta um pedacinho da história. Se você conseguir fazer isso, as pessoas ficam mais curiosas pra ver o que vem a seguir. O carrossel que usei como um “mini-tutorial” teve muito mais compartilhamentos do que aqueles que eram apenas sobre promoção.

Então é isso. Não é uma ciência exata e tem muito trial and error. Espero que te ajude! Boa sorte!