No meu caso, a análise de concorrentes foi um ponto de partida bem interessante. Eu olhei muito para o que os outros profissionais na minha área estavam fazendo. Não só para ver o que funcionava para eles, mas principalmente para entender o que não funcionava. Isso me ajudou a evitar algumas armadilhas e focar no que realmente ressoava com o público.
Comecei seguindo perfis que eu achava relevantes, especialmente aqueles que tinham um bom nível de engajamento. É um tanto divertido notar como eles formatam os conteúdos. Uns usam vídeos curtos, outros postam carrosséis. E a questão dos temas é muito rica também. Vi que muitos falavam sobre tópicos similares, mas a diferença estava na maneira como apresentavam a informação. Algumas pessoas faziam perguntas que geravam discussões, enquanto outras eram bem diretas e objetivas.
O que funcionou pra mim? Eu selecionei as melhores práticas que observei. Por exemplo, dei uma olhada nas legendas que geravam mais comentários. Contudo, eu sempre procurei adaptar isso ao meu estilo. Não queria soar como uma cópia. Então, algumas vezes, eu pegava uma ideia, mas mudava completamente a abordagem pra incluir algo mais pessoal ou uma experiência própria.
Ah, e falo em relevância porque também prestei atenção nas hashtags que eles estavam usando. Algumas foram boas para mim, mas outras, mmm… sinto que não tinham a ver com o meu público. Assim, fui ajustando, testando e vendo o que funcionava.
Sobre esse equilíbrio entre aprender e ser autêntico: sim, é possível. Às vezes, a linha é bem tênue, mas eu sempre lembrava de manter a minha voz. Se eu via algo legal, perguntava a mim mesmo: “Como isso se conecta com o que eu já fiz?” Isso ajudou bastante. Era como se fosse uma conversa com meu público.
Aí você se pergunta até que ponto é inspiração e não cópia. A resposta é bem pessoal. Pra mim, a diferença está na intenção. Se você pegar uma ideia e fazer com que ela reflita a sua experiência, a sua visão, eu sinto que isso já é suficiente. Uma dica que eu posso dar: nunca use o texto de alguém como sua base. Busque inspiração em temas e formatos, mas misture tudo com sua essência. Isso faz uma baita diferença.
Mas não vou mentir… é um processo. Tem que testar, errar, ajustar. Colocar a cabeça pra funcionar, entender seu público e não se perder no caminho. Relaxe, você vai encontrar seu jeito.