Escolher uma paleta de cores para o feed do Instagram pode ser um verdadeiro desafio. No meu caso, já passei muito tempo quebrando a cabeça com isso, e aqui vão algumas coisas que funcionaram – e outras que não funcionaram tanto.
Primeiro, eu foquei na identidade da minha marca. Pensei no que eu quero transmitir: se é algo mais alegre, sério, criativo, etc. Isso ajudou a definir um ponto de partida. Uma dica: escolha de três a cinco cores principais. No meu feed, percebi que quanto mais cores eu tentava usar, mais confuso ficava o visual. Menos é mais, sabe?
Uma ferramenta que eu usei bastante foi o Adobe Color. Ele me permitiu experimentar combinações de cores e ver rapidamente como ficariam juntas. Também testei com o Canva para criar algumas postagens simuladas e ver a harmonia entre as cores.
Legal também é olhar para o que já funciona. Dei uma olhada em outras contas que eu sigo e admirei a estética delas. Mas cuidado: não é só copiar. Tentei adaptar as ideias ao meu estilo.
Outra coisa importante é a consistência. No início, eu brincava muito com as cores e isso deixava meu feed um pouco bagunçado. Quando decidi me apegar a uma paleta específica, a diferença foi visível. O feed passou a ficar mais bonito e coeso.
E quanto a combinações, eu sou fã de contrastes sutis. Por exemplo, uma cor clara com uma mais escura tende a chamar atenção sem ser gritante. Testei algumas combinações que pareciam boas, mas, na prática, ficaram estranhas. Às vezes, o que parecia incrível no editor não funcionava no feed.
Ah, e não subestime a importância da iluminação nas suas fotos. Mesmo que você tenha uma paleta incrível, as fotos precisam estar bem tiradas e bem iluminadas para tudo ficar harmonioso.
No fim das contas, não existe receita pronta. O que funcionou para mim pode não ser o ideal para você. Por isso, eu recomendo testar e, mais importante, se divertir no processo! Boa sorte aí!