Como escolher paletas de cores para reduzir poluição visual?

Oi, pessoal!

Estou tentando melhorar a estética do meu perfil no Instagram e uma das coisas que mais me deixa na dúvida é sobre a paleta de cores.

Quero saber como escolher as cores certas pra que o meu feed fique mais harmonioso e agradável, sem causar aquela poluição visual.

Alguém tem dicas ou estratégias que possam ajudar? Agradeço muito!

Oi!

Essa questão de paleta de cores é bem importante e, no meu caso, foi um processo de tentativa e erro bem interessante. No início, eu não sabia muito sobre combinações de cores e acabei jogando tudo que achava legal, e deu na cara que ficou um caos visual.

Aqui vão algumas dicas baseadas no que eu testei:

1. Escolha um tema: Eu percebi que definir um tema que refletisse a identidade do meu negócio foi essencial. Era tipo escolher a personalidade do meu perfil. Pensei nas emoções que queria passar: tranquilidade, energia, profissionalismo. Isso ajudou muito.

2. Limite as cores: No começo, queria usar várias cores, mas percebi que limitar a paleta a três ou quatro cores principais fez toda a diferença. Escolhi uma cor base e algumas complementares. O Canva tem essa opção de paletas que podem ajudar a visualizar isso.

3. Use a roda de cores: Eu comecei a usar a roda de cores para entender as combinações. Aprendi que cores opostas na roda (cores complementares) criam contraste e podem chamar atenção, enquanto cores adjacentes (harmoniosas) criam um visual mais suave. Testei isso com postagens e funcionou!

4. Teste e ajuste: Fui postando e, a cada semana, olhava como estava a estética geral do meu feed. Algumas combinações não funcionaram, então, fui ajustando. Não tenha medo de mudar, às vezes, uma cor que parecia incrível não se encaixa na hora de ver tudo junto.

5. Consistência: Depois que escolhi minhas cores, tentei ser consistente. Usei as mesmas cores em diferentes tipos de conteúdo. Isso ajuda a criar uma identidade. Lembre-se de que as pessoas vão se lembrar de ti pela sua paleta.

6. Elementos visuais: Não é só a cor. Os filtros e como você faz a edição das fotos também impactam. Usei o mesmo filtro em todas as publicações por um tempo e isso ajudou a criar uma uniformidade.

7. Feedback: Quando tinha dúvida, pedia a opinião de amigos ou seguidores. Fazer enquetes ou só perguntar diretamente também ajuda, porque você pode descobrir o que atrai mais.

Agora, sobre o que não funcionou: os dias em que eu tentava forçar uma cor que não tinha nada a ver com meu conteúdo ou a mensagem que queria passar. Isso queria me deixar mais criativo, mas na verdade deixava tudo muito confuso. Aprendi que menos é mais.

Resumindo, escolha uma paleta que fale com sua marca, limite o número de cores e não tenha medo de experimentar até encontrar o que funciona. Boa sorte com o seu feed!