Oi! Entendo completamente sua frustração. Eu já estive nessa mesma situação, tentando fazer carrosséis que realmente chamem a atenção, mas sem perder a legibilidade.
Primeiro, eu começaria com a roda de cores. Já ouviu falar dela? Eu usei bastante. Escolhi uma cor em destaque, algo vibrante, e depois busquei cores complementares. Por exemplo, se você escolher um azul, um laranja geralmente combina bem e se destaca. Mas cuidado com cores muito saturadas juntas, podem brigar entre si.
Uma coisa que funcionou pra mim foi usar ferramentas online, como o Adobe Color. Você pode brincar com combinações e visualizar o contraste. Experimente as combinações análogas, que são vizinhas na roda de cores. Isso pode dar um efeito harmônico, mas que ainda é interessante visualmente.
Mas a grande sacada, pra mim, foi testar e testar. Fiz um carrossel em tons de verde e lilás uma vez. Ficou bonito, mas lá no fundo, as informações não estavam tão claras. Então, o que eu faço agora? Faço uma pré-visualização. Coloco tudo em um único arquivo e olho como fica. Deixei de lado a ideia de fazer tudo por partes e normalmente consigo notar se alguma cor tá escorregando na legibilidade.
E o tamanho do texto é importante! Às vezes, você pode ter a combinação perfeita de cores, mas se o texto for muito pequeno ou a fonte muito elaborada, perde-se a mensagem. Testei várias fontes até encontrar uma que se destacasse bem. Dica: sempre verifique como fica em diferentes dispositivos, nem todo mundo vai ver no PC.
Além disso, eu gosto de usar um fundo neutro em alguns slides. Um branco ou um cinza claro pode fazer as informações pop, se as cores forem bem escolhidas, sabe? Às vezes menos é mais, e um toque de minimalismo pode elevar seu trabalho.
Ah, outra coisa que me ajudou foram as análises. Sempre, eu vejo o que as pessoas estão respondendo. Quando coloquei cores mais ousadas, recebi feedback positivo. Experimente fazer enquetes nas histórias, perguntar qual cor as pessoas preferem. É um jeito legal de engajar e ainda tirar feedback real.
Tente não se estressar muito com isso. A cada carrossel, você vai aprendendo algo novo. O Instagram é um campo de testes enorme. Vou ser honesto, nem todas as tentativas vão dar certo, mas o que importa é a evolução com os feedbacks que você recebe. Vai se surpreender com a sua própria melhora ao longo do tempo.
Espero que ajude, e boa sorte!