Oi! Eu também passei por essa fase e sei como é. Às vezes, a grana não ajuda e a gente quer fazer algo marcante.
Primeiro, eu olhei ao redor. Muitas vezes, cenários interessantes estão na nossa própria cidade. Calçadas, parques,grafites ou até mesmo uma praça com árvores podem ser ótimos fundos. A natureza é sempre uma aliada. Já gravei em areias de parques, na entrada de locais históricos. Procure por lugares menos concorridos. Assim, você não se preocupa tanto com interferências.
Sobre a luz, eu sempre aproveitei o dia. A luz natural é a melhor, se for bem usada. Gravar nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando a luz é mais suave, mudou meu jogo. Usei até cortinas para difundir a luz quando não podia sair. E, se a sua casa tem janelas grandes, faça testes para ver onde a luz bate melhor.
Outra dica que funcionou foi usar objetos que já tenho em casa para mudar o cenário. Um sofá bonito, uma estante cheia de livros ou até meu pequeno jardim. Eu fixei um fundo de papelão colorido numa parede e mudei minha percepção de cenário. Isso deu uma vibe diferente.
Eu tentei alugar espaços mais bonitos, mas a grana não permitiu. Então, fui em feiras, eventos comunitários ou até mesmo convidei amigos para gravar em suas casas. Você não precisa de muito para fazer algo interessante.
E sobre criatividade, às vezes, uma nova perspectiva faz a diferença. Mude a angulação da câmera, grave de cima ou de lado. O que parece simples pode se tornar incrível. Eu tentei e gostei do resultado.
Por fim, experiência rolando e errando. Frustração faz parte, mas experimenta! No meu caso, pequenos ajustes e olhar com novos olhos para o cotidiano funcionaram muito bem. Espero que ajude. Segue experimentando!