Eu entendo essa luta. É realmente complicado. No meu caso, eu gosto de acompanhar as tendências, mas sempre sinto que preciso filtrar o que realmente se encaixa na minha marca. Já entrei na onda de desafios e modas, mas nem sempre saí feliz com o resultado. Às vezes, parecia que eu estava só imitando algo que não fazia sentido pra mim.
Uma estratégia que encontrei útil foi criar um “filtro de tendências”. Antes de adotar algo novo, eu pergunto: “Isso combina com a minha proposta? Meu público vai se conectar com isso?”. Tipo, eu usei músicas da moda em Reels, mas fiz uma edição que falava da minha essência. Assim, consegui estar na roda, mas sem perder a minha voz.
Fazer pesquisas para ver como meus seguidores reagem a esse conteúdo também foi valioso. O engajamento é um norte, mas também preste atenção nos comentários. Se perceber que o feedback está mais no sentido de “não foi muito a sua cara”, talvez seja um sinal pra desacelerar.
Outro ponto é a consistência. Acredito que é mais fácil dividir um conteúdo em “tendência” e “marca” se você tiver uma paleta visual ou um estilo de sono bem definidos. Isso ajuda a manter a identidade mesmo quando você tenta coisas novas. Minhas postagens de informações e dicas, por exemplo, têm um padrão, e isso cria uma expectativa no público.
Acho que, no fundo, é sobre experimentação controlada. Tente testar algumas tendências, mas faça isso de forma que ainda se sinta alinhado. Se der um certo nervoso, lembre-se: suas bases não precisam ser alteradas. Se algo começar a parecer muito desconectado do que você criou, é um sinal para voltar um pouco.
E, claro, não tenha medo de ser autêntico. Isso sempre ressoa. O importante é que você encontre esse equilíbrio que funcione pra você. É um processo, não uma corrida. No meu caso, tenho variados sucessos e fracassos, mas sigo na jornada. Espero que isso ajude a clarear um pouco suas ideias!