Equilibrar informações técnicas e acessibilidade no Instagram é um desafio que eu também enfrentei. Aqui estão algumas estratégias que funcionaram para mim e que podem ajudar você também.
Em primeiro lugar, sempre comecei perguntando a mim mesmo: “Qual é o principal ponto que quero que meu público leve dessa informação?” A partir daí, eu concentrava minha mensagem em uma ideia central. Em postagens técnicas, procurei evitar jargões excessivos e, quando os utilizei, expliquei-os de forma simples. Por exemplo, se estivesse falando sobre “SEO”, podia dar uma breve definição ao lado do termo, como “Otimização para motores de busca”.
Utilizar formatos visuais foi uma das minhas melhores decisões. Sempre incluo gráficos, infográficos ou imagens que complementam a informação. Quando você transforma um conceito técnico em uma representação visual, frequentemente se torna mais fácil para as pessoas assimilarem a informação. Uma abordagem que me ajudou foi dividir um conceito complexo em várias postagens. Criei uma série de conteúdos onde cada parte explicava um aspecto diferente do tema, permitindo um mergulho gradual.
Outra estratégia eficaz foi a elaboração de histórias. Em vez de apenas apresentar dados, comecei a contar histórias que envolviam as informações técnicas. Por exemplo, mostrei como um cliente resolveu um problema específico utilizando uma técnica que eu estava explicando. Isso não só tornava o conteúdo mais relacionável, mas também demonstrava sua aplicação prática.
Eu também testei a produção de vídeos curtos, como Reels, que sintetizavam informações técnicas em poucos segundos. A ideia é capturar a essência do que quero comunicar, mantendo o conteúdo leve e dinâmico. Nos vídeos, utilizei uma linguagem simples e, se possível, interagi com perguntas para incentivar a participação do público.
Com relação a referências, algumas contas que me inspiraram foram as de profissionais que compartilham conhecimento em áreas técnicas de forma acessível, como a conta de um engenheiro que usa exemplos do dia a dia para explicar conceitos de engenharia. Eu busquei aprender com o estilo deles, como a organização dos posts e o tom da mensagem.
Por último, uma prática importante que adotei foi solicitar feedback. Perguntar diretamente aos meus seguidores o que eles acharam dos meus conteúdos ajudou a melhorar a clareza e a atratividade das informações.
Lembre-se, não existe uma receita única, e eu aprendi que é preciso experimentar e ajustar sua abordagem contínua. Espero que essas estratégias ajudem você a encontrar o equilíbrio desejado entre informação técnica e acessibilidade. Boa sorte!