Oi, pessoal!
Estou começando a organizar meu calendário editorial no Instagram e fiquei com uma dúvida que acredito que muitas pessoas enfrentam.
Como equilibrar conteúdo valioso e promoções?
Eu quero trazer informações interessantes e úteis para meu público, mas ao mesmo tempo, preciso falar sobre meus produtos e serviços, né?
Alguém tem dicas práticas pra isso? Como vocês dividem essas postagens?
Agradeço a ajuda!
No meu caso, encontrei um bom equilíbrio entre conteúdo valioso e promoções dividindo meu calendário em uma proporção de 80/20. Isso significa 80% de conteúdo educacional ou de entretenimento e 20% focado em vendas.
Testei diferentes formatos para o conteúdo valioso, como dicas, tutoriais e estudos de caso. Esses tipos de postagens geraram mais engajamento e ajudaram a construir autoridade no meu nicho. Isso é crucial para a confiança do público.
Quanto às promoções, eu as faço de forma sutil, vinculando-as a conteúdos anteriores. Por exemplo, após um post educacional, posso oferecer um desconto em um serviço que se relaciona ao tema. Outra estratégia que usei foi criar expectativas, anunciando uma promoção com antecedência e lembrando o público algumas vezes.
Aprendi que evitar postagens de vendas excessivas ajuda a não afastar os seguidores. Promoções frequentes demais podem soar como spam. Por isso, sempre que promoções direto ao ponto surgiam, analisava o impacto no engajamento.
No seu caso, comece a implementar essa divisão e ajuste conforme seu público responde. A análise contínua dos dados de engajamento vai ajudar a calibrar essa estratégia.