Engajar públicos frios com carrosséis de anúncios realmente é um desafio. Eu passei pela mesma frustração que você e, com o tempo, aprendi algumas coisas.
Primeiro, sobre a estrutura do carrossel: eu experimentei de tudo. No começo, tentava seguir uma lógica bem rígida, com cada slide levando ao próximo. Mas percebi que um formato mais solto funciona melhor. Eu colocava uma imagem chamativa logo de cara, algo que chamasse atenção — geralmente, algo visualmente impactante. A partir daí, as imagens seguintes podiam contar uma história, mas sem precisar ser uma linha narrativa perfeita. Flexibilidade é chave.
Fiz uns testes com chamadas para ação mais diretas, nas últimas imagens, e isso gerou um certo engajamento. Mas, se eu colocava muito texto, perdi o público. É uma linha tênue. Então, mantenha as legendas curtas, mas nem tanto. Testei variando entre legendas de duas a cinco linhas. O ideal, pra mim, foi encontrar um equilíbrio entre ser informativo e não sobrecarregar.
Sobre o fluxo, tentei diferentes abordagens. Às vezes, criei uma sequência que parece mais um jogo, com perguntas e enigmas. Mas outras vezes, mantive um fluxo mais suave e linear. No final das contas, o que sempre funcionou melhor foi entender o público. No início, eu usava uma abordagem mais genérica e não dava certo. Quando comecei a segmentar mais, focar em dores específicas, as coisas começaram a mudar.
Não existe fórmula mágica. Certeza. É muita tentativa e erro. O que funcionou pra mim foi ir testando, analisando as métricas e ajustando. Cada carrossel virou uma oportunidade de aprender o que ressoa. Um carrossel que gerou zero interações me deu insights valiosos sobre o que evitar.
Então, fique à vontade pra testar. Varie o conteúdo, mude os formatos, veja o que gera mais reação. E, acima de tudo, não desista. A construção de um público fiel leva tempo. Boa sorte!