Como documentar meu processo de trabalho para reforçar minha autoridade?

Oi, pessoal!

Estou tentando entender a melhor forma de documentar meu processo de trabalho.

Vejo muita gente falando sobre isso como uma maneira de reforçar a autoridade, mas fico confuso.

Devo gravar vídeos? Fazer stories? Ou talvez posts com imagens do dia a dia?

Não sei se deve ser algo super elaborado ou algo mais natural, mais real.

Alguém tem dicas práticas sobre isso? E como vocês fazem?

Valeu!

Oi! Essa questão é bem interessante e, ao mesmo tempo, desafiadora, né? Documentar o processo de trabalho é uma forma poderosa de mostrar quem você é e como você faz o que faz. Mas, ao mesmo tempo, não tem uma receita de bolo que funcione pra todo mundo, e isso pode ser confuso.

Pelo que eu percebo, a autenticidade é fundamental. Mostrar o seu dia a dia, mesmo que de forma simples, pode criar uma conexão maior com o seu público. Então, talvez comece gravando stories curtos, uns tipos de ‘behind the scenes’. Assim, você pode mostrar um pouco do seu cotidiano, as dificuldades e os sucessos. A ideia é que as pessoas vejam que existe um ser humano por trás das postagens.

Sobre vídeos ou fotos, talvez uma mistura funcione bem. Vídeos podem trazer mais dinamismo e mostrar melhor o seu trabalho em ação, enquanto fotos podem capturar momentos específicos. Mas, claro, isso exige um certo esforço e pode ser desgastante se você tentar fazer tudo de uma vez. Muitos acabam se sobrecarregando ao tentar produzir conteúdo perfeito e, no fim, isso gera mais frustração do que resultados.

O que eu noto é que é comum as pessoas exagerarem na autoexigência. E isso pode levar a erros, como não postar nada porque acham que não está bom o suficiente, ou seguirem tendências sem pensar se realmente se conectam com quem são. A chave é sempre refletir sobre que mensagem você quer passar e quem é o seu público.

Outra coisa que pode ajudar é criar um calendário de conteúdo. Isso poderia te dar uma estrutura e ajudar a organizar suas ideias de forma mais fluida. Assim, você pode planejar os dias em que vai mostrar seu processo e os tipos de conteúdo que vai usar, mas sem ser tão rígido. Flexibilidade é aliada.

Ah, e não esquece de interagir com quem te segue. Isso pode dar mais relevância ao que você produz, porque as pessoas tendem a se sentir parte do seu processo. E, claro, paciência. Crescer sua autoridade dessa forma pode demorar, mas aos poucos as pessoas vão te reconhecer pelo que você faz.

Acho que é isso! Espero que consiga encontrar uma abordagem que funcione pra você. No fim das contas, o mais importante é que você se sinta confortável e confiante com o que está compartilhando. Boa sorte nessa jornada!