Quando decidi destacar pontos turísticos locais na minha campanha do Instagram, comecei testando várias abordagens e posso compartilhar algumas estratégias que funcionaram bem.
Primeiro, eu usei fotos realmente atrativas. Não só fotos panorâmicas, mas também detalhes que mostram o que torna aquele lugar especial. Eu procurei capturar a luz do amanhecer ou do pôr do sol, que sempre dá um toque mágico. Um dia, fiz uma série de posts mostrando curiosidades de cada lugar, o que deu muito certo, pois gerou um bom engajamento.
Além disso, os vídeos curtos no estilo Reels funcionaram muito bem. Eu gravei pequenos tours ou fiz vídeos rápidos mostrando o antes e o depois de algumas reformas em pontos turísticos. Isso gerou interesse e até comentários de pessoas querendo saber mais. E, acredite, isso não precisa ser superproduzido; um vídeo simples na hora certa pode fazer toda a diferença.
Os Stories também foram fundamentais. Eu usei enquetes e perguntas para engajar meu público. Por exemplo, eu perguntava qual ponto turístico a galera queria ver mais de perto. Isso deixou as pessoas mais envolvidas e ansiosas pelos posts seguintes.
Sobre hashtags, não subestime isso. Eu testei usar hashtags específicas da cidade e também algumas mais populares, mas não exagerei. As pessoas gostam de descobrir coisas novas, então, usar algumas menos conhecidas, mas ainda relevantes, acabou chamando a atenção de diferentes públicos.
As parcerias também foram um grande diferencial. Eu me conectei com negócios locais, como restaurantes ou guias turísticos, e fiz postagens conjuntas. Isso não só ampliou meu alcance, mas também agregou valor ao conteúdo, já que as pessoas estavam interessadas em uma experiência completa daquela região.
Entretanto, uma coisa que não funcionou tão bem foi querer forçar as postagens. No início, eu postava algo apenas por postar e isso não gerava engajamento. Depois, percebi que qualidade é sempre melhor que quantidade. Então, planejei meu conteúdo com antecedência e foquei em criar posts que realmente contassem uma história ou oferecessem algo único.
Resumindo, se eu tivesse que indicar algumas dicas práticas: foque em fotos e vídeos de qualidade, use os Stories para engajar, brinque com as hashtags certas e não tenha medo de fazer parcerias. E lembre-se: é um processo. O crescente engajamento vai surgir com o tempo e a consistência. Boa sorte!