Para descobrir quais dias e horários geram mais engajamento no Instagram, eu tentei algumas abordagens práticas que podem ser úteis.
Primeiro, utilizei as Insights do Instagram, que estão disponíveis para perfis comerciais. Essa ferramenta fornece dados sobre quando os seguidores estão mais ativos, divididos por dias e horas. Fiquei surpreso ao perceber que os horários que intuitivamente achava melhores não necessariamente estavam alinhados com os dados. Portanto, perceber essa diferença foi fundamental. Levei algumas semanas monitorando e ajustando, o que trouxe uma visão mais clara.
Outro método que usei foi testar diferentes horários através de um calendário de postagens. Fiz uma tabela onde programei postagens em horários variados durante algumas semanas. Anotei as métricas de engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) para cada postagem. Essa abordagem de testes A/B me ajudou a identificar padrões de engajamento. Por exemplo, percebi que postagens feitas às quartas-feiras à tarde tiveram um desempenho consistentemente melhor do que postagens no início da manhã de segunda-feira.
Além disso, uma boa prática é observar a concorrência. Estudei perfis similares ao meu e anotei os horários das postagens deles que geravam mais interações. Isso me ajudou a calibrar melhor meus próprios horários, embora cada público tenha nuances diferentes.
Sobre ferramentas, existem opções como o Later ou o Hootsuite. Eles oferecem funcionalidades para agendar postagens e analisar engajamento. Embora eu tenha usado o Later para agendar, encontrei mais valor em fazê-lo manualmente nas primeiras semanas para entender melhor o comportamento do público.
Finalmente, a análise dos dados deve ser um processo contínuo. Eu miro uma análise mensal para ajustar a estratégia conforme necessário. O comportamento dos usuários certamente muda com o tempo, então o que funciona agora pode não funcionar em alguns meses.
Essa análise realmente está se tornando uma tendência crescente, já que cada vez mais empresários querem realmente entender seu público em vez de apenas seguir suposições. Ao final, não tem fórmula mágica; é mais sobre observar, analisar e ajustar com base nas suas próprias métricas.