Como descobrir os interesses do meu público e usar no conteúdo?
Às vezes, me pego pensando… o que realmente move as pessoas que me seguem? Será que estou fazendo as perguntas certas? Ou será que estou apenas assumindo que sei o que elas querem?
Tento acompanhar as interações, as mensagens, e, claro, as métricas, mas isso ainda não parece suficiente. Será que existe uma maneira mais eficaz de entender os interesses deles?
Aposto que já fiz algumas pesquisas de mercado, mas será que isso se traduz realmente em insights para o meu conteúdo? Como posso traduzir essas descobertas em posts, stories ou reels que realmente ressoem?
E aí vem a grande questão: é possível alinhar o que eu amo fazer com o que meu público realmente deseja?
Talvez essa jornada de descoberta nunca tenha um fim, mas quais são as melhores maneiras de explorar e, quem sabe, até expandir esses interesses? O que mais poderia funcionar?
Entender os interesses do seu público é um passo importante. Primeiro, comece a olhar atentamente para o que eles interagem. As curtidas, os comentários, as mensagens… tudo isso fala. Se você nota que eles respondem mais a um tipo de post, é um bom sinal de que ali está uma pista.
Outra ideia legal: faça perguntas diretas. Use enquetes nos stories. Pergunte sobre suas preferências, opiniões ou até desafios que eles enfrentam. É uma forma simples de receber feedback. E essas respostas podem ser ouro puro para moldar seu conteúdo.
Dá pra usar também as métricas do Instagram. Olhe as análises. Quais posts têm mais alcance? Mais engajamento? Esses números podem mostrar o que realmente ressoa com sua audiência. Às vezes, uma ideia que você ama pode não ter tanto retorno. E tudo bem! O importante é ajustar.
Agora, aliar o que você gosta e o que seu público precisa pode ser um desafio, mas é possível. Tente encontrar um meio-termo. Se você ama falar sobre um tema específico, mas possui um público que prefere outro, busque conectar esses pontos. Por exemplo, se você ama fotografia, mas seu público quer dicas de marketing, talvez você possa dar dicas de marketing usando suas fotos como exemplo.
E não esqueça de observar a concorrência. Veja o que os outros estão fazendo. O que funciona para eles? Isso pode te dar ideias. Mas sempre mantendo sua autenticidade.
Por fim, essa busca por interesses é contínua. À medida que seu público cresce, suas necessidades e interesses podem mudar. Esteja aberto a ajustar seu conteúdo conforme necessário. É um processo que não acaba, mas sim evolui. Você pode sempre testar e reavaliar. Esse é o caminho.