Definir benchmarks realistas no Instagram, especialmente com dados atrasados, pode ser um desafio, mas já passei por isso e algumas abordagens podem ajudar.
1. Analise seu desempenho passado: Comece revisando suas interações, alcance, e crescimento de seguidores antes da sua pausa ou dos dados que parecem atrasados. Tente entender quais posts geraram mais engajamento e o que funcionou. Por exemplo, quando fiquei sem publicar por um período, voltei a analisar conteúdos que tiveram sucesso anterior, como dicas sobre meu nicho que geraram debates.
2. Estabeleça metas baseadas em médias: A partir dessa análise, calcule médias de crescimento em termos de engajamento, seguidores e alcance por post. Se, em média, você costumava ganhar 50 novos seguidores por mês e teve picos de até 100, estabeleça como meta algo entre 50 e 70 para o próximo mês. Não coloque a barra muito lá em cima se os dados mais recentes não sugerirem isso.
3. Foque no conteúdo: Uma parte essencial é criar um calendário de conteúdo focado nas tendências e insights que você já teve. Quando eu voltei a ser ativo, observei que posts com vídeos curtos tinham um engajamento absurdamente maior do que fotos. Experimente tipos de conteúdo diferentes e meça a resposta.
4. Monitore suas métricas durante o período: Use ferramentas de análise para acompanhar seu desempenho semanalmente. Mesmo que esteja utilizando dados antigos, a partir do momento que você se reativa, é importante adaptar suas metas e estratégias com base no que as métricas atuais estão mostrando.
5. Ajuste conforme necessário: Se perceber que suas metas estão muito altas durante o mês, não hesite em ajustá-las. A adaptabilidade é crucial, já que o Instagram muda menos previsivelmente.
6. Engaje-se com sua audiência: Não subestime a importância de interagir com seguidores e potenciais novos públicos. Às vezes, uma simples resposta a comentários ou mensagens diretas pode ter um impacto significativo nas métricas de engajamento.
Para resumir, utilize suas experiências passadas, mas esteja sempre aberto a ajustar suas expectativas com base em novos dados e tendências. Isso não é um processo rápido, e às vezes frustra, mas a persistência e a adaptabilidade são suas melhores aliadas. Boa sorte!