Eu entendo bem sua frustração. Já passei por momentos em que parecia que todas as minhas tentativas de engajar novos seguidores não estavam dando certo. No meu caso, o que funcionou, e o que não funcionou, foi um processo quase experimental.
Primeiro, eu comecei olhando para o meu público atual e fazendo algumas pesquisas. Perguntei a eles o que os atraía. Isso me levou a perceber que a minha narrativa estava muito centrada em mim e não tanto nas pessoas que eu queria atingir. Comecei a pensar em como minha marca poderia ressoar com aqueles que ainda não me seguiam.
Uma tática que usei foi o storytelling. Em vez de só falar sobre produtos, comecei a contar histórias que conectavam experiências reais com minha marca. Por exemplo, eu compartilhava um dia na vida de um cliente, como ele usava meu serviço, ou até mesmo desafios e vitórias do meu percurso. Colocar um rosto e uma história por trás da marca ajudou a tornar tudo mais humano e envolvente.
A questão do conteúdo visual também foi crucial. Testei diferentes tipos de posts: infográficos, vídeos curtos e até mesmo carrosséis. Eu via que vídeos de 15 segundos com dicas rápidas geravam mais engajamento e compartilhamentos. Senti que as pessoas estavam mais dispostas a interagir quando viam algo visualmente atraente e de fácil digestão. O uso de legendas cativantes e perguntas no final dos posts ajudou a incentivar comentários e compartilham.
Outra coisa que me ajudou foi a colaboração com outros perfis. Fui atrás de pessoas que tinham audiências semelhantes às que eu desejava atingir e fiz parcerias. Isso ampliou minha visibilidade e, com isso, atraí seguidores que não me conheciam antes.
Ah, e não posso deixar de mencionar o uso de hashtags. No começo, coloquei várias hashtags populares, mas percebi que isso distraía a mensagem. Focar em hashtags mais específicas e relevantes para o contexto da publicação, especialmente as que capturam a essência da narrativa, foi significativo.
Por fim, é importante lembrar que não existe uma receita mágica e, honestamente, algumas táticas que eu tinha certeza que iriam funcionar não renderam os resultados esperados. Demorou um tempo para entender o que realmente ressoava com novos públicos. Então, não se desanime se não ver resultados rápidos. Cada interação é uma oportunidade de aprender e adaptar a sua abordagem. É um processo contínuo. Espero que um desses insights possa te ajudar a avançar!