Criar um mini e-book para Instagram com poucos recursos é uma tarefa desafiadora, mas viável. No meu caso, eu comecei essa jornada porque queria algo que agregasse valor ao meu público, mas sem desembolsar muito dinheiro.
Primeiro, a ideia. Eu testei várias abordagens para definir o tema do mini e-book. O que realmente ressoava com meu público? O que eles frequentemente pediam? Uma pesquisa rápida no Stories ou uma simples enquete costuma ajudar. O foco deve ser uma dor específica ou um tema relevante que você possa explorar em poucas páginas.
Depois, o conteúdo em si. Eu escrevia os tópicos principais no Google Docs, que é gratuito e muito prático. O segredo foi ser conciso e direto. Pensei: quais são as melhores dicas ou informações que eu posso oferecer em apenas 5 a 10 páginas? Acabava cortando muitas informações que pareciam essenciais, mas que só desviavam do foco.
Para a diagramação, eu utilizei o Canva. É uma ferramenta que, a princípio, parece um pouco complicada, mas depois que você pega o jeito, é bem simples. Eu optei por layouts pré-prontos, que são visuais e atraentes, garantindo que o mini e-book tivesse uma apresentação profissional sem precisar de habilidades avançadas em design. Aprendi que a primeira impressão conta muito.
Agora, sobre a parte que realmente faz a diferença: a otimização para Instagram. Primeiro, eu fiz um teaser do e-book nos Stories, compartilhando algumas dicas e gerando expectativa. Uma contagem regressiva funcionou bem para mim. Depois, publiquei um post no feed com um resumo e um link. Se você usar plataformas como Linktree ou o próprio recurso do Instagram para links, isso ajuda muito.
Utilizar hashtags relevantes é crucial. No meu caso, fiz uma pesquisa para descobrir quais hashtags estavam em alta, mas que ainda eram específicas para o conteúdo que eu estava oferecendo. O que não funcionou? Criar um “carrossel” longo. Vi que o público não tinha paciência para deslizar por muitas imagens. Optar por seções resumidas, talvez três ou quatro principais, intercaladas com visual atraente, trouxe melhores interações.
Por fim, é uma questão de teste e erro. Eu sempre estou revisitando o conteúdo e observando como ele performa. Se eu perceber que um tema específico gera mais engajamento, eu vou aprofundar nesse assunto mais tarde.
No fim das contas, a criação de um mini e-book pode ser uma forma poderosa de gerar valor. É um processo que demanda tempo e reflexão, mas ao mesmo tempo, é recompensador, tanto pela conexão com soma para o público quanto pela possibilidade de novos seguidores que possam surgir. Estou sempre aberto a aprender e adaptar. E você? Quais temas têm chamado mais a sua atenção?