Entendo bem essa dúvida. Eu também já passei por isso, tentando entender como criar conteúdo que realmente capture a atenção das pessoas. O que percebi é que um passo a passo pode funcionar muito, mas a maneira como estruturo isso faz toda a diferença. Vamos lá.
Primeiro, eu sempre começo com um hook, uma chamada que faça a pessoa querer saber mais. Pode ser uma pergunta intrigante ou uma afirmação surpreendente. Lembro de um post que fiz sobre “os 3 erros que as pessoas cometem no Instagram”. Foi a curiosidade que fez muitos clicarem e engajarem.
Depois, tento dividir o conteúdo em passos claros. No meu caso, usei listas numeradas e isso ajudou a organizar a informação de forma mais digestiva. Cada passo deve ter um objetivo claro, e, se possível, uma pitada pessoal ou uma história breve que conecte. Isso cria uma ponte com quem está lendo. Uma dica aqui: evite informações excessivamente técnicas, a simplicidade muitas vezes gera mais conexão.
As imagens ou vídeos que acompanham o texto também precisam ser pensados. Usei muito antes e depois, e isso visualmente atrai. Eu sempre penso: “Como posso transformar essa informação em algo visual?” Às vezes, um simples gráfico ou uma foto do processo pode falar mais que mil palavras.
Sobre equilibrar a informação com engajamento, eu sempre costumo encorajar a interação. Perguntas abertas no final, tipo “Você já passou por isso?” ou “Qual desses passos você acha mais desafiador?” criam um espaço para que as pessoas se sintam convidadas a comentar, compartilhar suas experiências. Isso gera um ciclo de interação.
Uma questão que sempre volta é a autenticidade. Eu diria que é essencial. Meus seguidores se conectam mais quando eu compartilho meus erros, minhas tentativas e até algumas falhas. Isso torna o conteúdo mais humano, mais real. Não é só sobre mostrar o sucesso, mas também sobre o que aprendi ao longo do caminho.
Resumindo: comece com um hook, divida o conteúdo em passos claros e diretos, use elementos visuais para reforçar, e não esqueça de encorajar a interação. Pode não ser uma fórmula exata, mas aos poucos, percebo que as pessoas se sentem mais conectadas quando estão vendo não apenas os resultados, mas também a jornada.