Oi! Legal ver você explorando essa ideia. No meu caso, a criação de conteúdo educativo no Instagram foi um processo de tentativa e erro. Eu comecei com uma abordagem bem diferente, focando em posts estáticos, mas percebi que não estava gerando muito engajamento. Depois, migrei para carrosséis, e aí as coisas mudaram um pouco.
Os carrosséis funcionaram bem para mim. Eu gosto de pensar neles como uma oportunidade de contar uma história em várias partes. Assim, consigo aprofundar mais no tema sem deixar o seguidor sobrecarregado. É engraçado, porque quando eu achava que estava sendo muito detalhista, na verdade era isso que mantinha as pessoas interessadas. Contudo, fazer carrosséis consome um tempo danado. Às vezes, me pergunto se vale a pena todo aquele esforço para conseguir engajamento.
Os vídeos curtos, como os Reels, também foram uma descoberta. No começo, eu achava que não era muito “meu estilo”, mas a verdade é que quem chega quer uma rápida troca de informação. Com vídeos, eu encontrei um jeito de simplificar mensagens complexas em apenas alguns segundos. A parte engraçada é que mais gente começou a comentar e interagir. No entanto, me pergunto se essa abordagem rápida realmente educa ou só entretém.
Sobre as lives, eu ainda estou me acostumando. Fiz algumas, e a interação foi planejada para ser mais informal, mas dá um frio na barriga, sabe? O que eu percebi é que essa interação ao vivo traz uma conexão única. O problema é que nem sempre as pessoas conseguem assistir, e fica aquele medo de não ter audiência.
Quanto ao tom, eu testei ser mais formal e, em outros momentos, fui bem mais descontraído. O que parece funcionar melhor para mim é o meio-termo. Quando mantenho um tom próximo, as pessoas se sentem mais à vontade para dialogar. Fui surpreendido por comentários que surgiram por causa de um toque mais pessoal.
Acho que a chave está em experimentar. Observar o que ressoa com sua audiência e ir ajustando. Tô sempre repensando o que funcionou e o que não funcionou. No final das contas, o objetivo é construir uma comunidade, e isso leva tempo. Então, não tenha pressa. Teste um formato aqui e outro ali, e veja o que faz sentido pra você. Espero que essas reflexões possam ajudar de alguma forma!